JESABEL ACS COM ORGULHO

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Mente Humana

 

“A mente é o espelho da vida em toda parte”

“Omne ignotum pro magnífico” (Tudo que se não conhece é magnífico)
.

A palavra MENTE (vem do latim MENTE), e significa o intelecto, o pensamento, um entendimento, o espírito, a imaginação, uma vontade, uma disposição, uma intenção, um desígnio, por exemplo: a mente de um artista, acolher de má mente um projeto, era sua mente não ceder. A palavra mente de origem latina, é usada nos dia de hoje em substituição à psique, que é de origem grega, porém muitos profissionais ainda a utilizam como sinônimo de mente.

- No campo da psicologia, mente vem a ser um sistema total dos processos mentais ou atividades psíquicas de um indivíduo, e não acarreta implicações de ordem metafísica sobre a essência ou natureza do sistema, e limita-se a destacar as relações entre os fenômenos, tal como se definem através de certos atos e certos comportamentos, porém com qualidades particulares. Ou seja, mentais, que os distinguem, de certo modo, dos outros processos notadamente fisiológicos.

- Mente nada mais é do que, pois, a soma total das estruturas mentais (permanentes e hipotéticas) às quais se atribuiu algumas propriedades que explicam, ou pelo menos tentam explicar os fenômenos e processos do comportamento humano do indivíduo; e quer tais processos estejam ou não relacionados a determinantes somáticas.

- Podemos afirmar que a mente é esse notável e sofisticado equipamento denominado cérebro, que possibilita ao ser humano todas as aptidões que lhe são próprias.

- Segundo um sábio oriental (Rishi Râmana) a mente é apenas um conjunto de pensamentos, se cessarem este pensamento, onde estará a mente?

- Para Mouni Sadhu, mente é nada mais do que a reunião, ou seja, a soma total dos pensamentos. Pensamentos já tidos e pensamentos que temos e os que virão, e os que continuarão a existir mesmo após a morte.

É interessante notar que a maioria dos vultos geniais que a História registra teve pais obscuros e ou medíocres, como Sócrates, Bacon, Copérnico, Kepler, Spinoza, Locke, e outros tantos.

- Para muitos estudiosos a mente existe sem o cérebro físico, que tem cem bilhões de neurônios, ou seja, células cerebrais, mas este não existe sem a mente.

Para C.G.Jung são quatro as funções primárias do ser humano, como sejam:

1.o pensamento 2.o sentimento 3.a intuição 4. a sensação (estas fluem em nossas mentes).

- Suas pesquisas atingiram o cerne de sua psicologia com a idéia de SELF. C.G.Jung para melhor apreender suas fantasias, criou uma representação ,de um personagem imaginário que com ele convivia,era FILÊMON. Este o convenceu de que, existem na alma coisas sutis e coisas que não são feitas pelo eu, mas que são grandiosas numa outra dimensão. Assim temos que a idéia de DEUS fascinava e intrigava a mente de Jung..

- Para o matemático inglês Roger Penrose, ninguém sabe onde termina o cérebro e começa a mente.

Já para o célebre neurologista Antonio Damásio, chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa, nenhum aspecto da mente humana é fácil de investigar.

- A consciência é o problema supremo, e sendo, esta mesma consciência, uma função biológica crítica que nos permite saber que estamos sentindo alegria ou tristeza, sofrimento ou prazer, vergonha ou orgulho, pesar por um amor que se foi ou por uma vida que se perdeu; tem-se que a consciência começa como sentimento do que acontece quando vemos, ouvimos ou tocamos.

A psicoterapia pode ser vista como sendo uma técnica psicológica análoga a um SCANNER, num mapeamento de momentos vividos pelo paciente, num aflorar de suas perturbações, como num esvair-se de um incômodo. Ela, com certeza consolida a experiência concisa de uma ciência, escoimando-a do charlatanismo mental, ou seja, da vulgar tendenciosidade humana pelo engano.

Fonte: Suely Bischoff Machado de Oliveira. CRP: SP 8495

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...