JESABEL ACS COM ORGULHO

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia Nacional da Homeopatia - 21de Novembro

A Homeopatia Chegou!

A data escolhida para celebrar a Homeopatia no Brasil foi 21 de novembro 1844. Dia em que o Dr. Benoit-Gules Mure, médico de nacionalidade francesa, chegou ao Brasil e começou a difundir a homeopatia.

O surgimento da homeopatia no Brasil

O Dr. Mure, foi curado de tuberculose na França pelo médico e Conde Dr. Sebástien des Guidi, discípulo de Hahnemann, que foi também responsável por introduzir a homeopatia na França. Posteriormente, o próprio Mure tornou-se discípulo de Hahnemann, e passou a divulgar a homeopatia na Europa, principalmente na Itália e França.

O Dr. Mure veio ao Brasil com o objetivo de montar uma comunidade industrial para fabricar máquinas a vapor. Porém, no pouco tempo em que permaneceu no Rio, no bairro da Lapa, ficou conhecido por suas curas “milagrosas” através da homeopatia.

Recebeu autorização do governo imperial brasileiro para colonizar a península do Saí, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e foi para lá com 100 famílias. A colonização não prosperou e ele retornou, mas antes criou a Instituo Homeopático do Saí, e uma Escola Suplementar de Medicina.

No Rio de Janeiro, em dezembro de 1843, junto com Vicente José, médico português que era seu discípulo, fundo o Instituto Homeopático do Brasil, propagando a homeopatia entre os necessitados, em prol dos escravos, pobres e excluídos. Dessa iniciativa surgiram novos consultórios homeopáticos na cidade e interior do Rio e São Paulo. Surgiu a Botica Homeopática Central, que veio a ser a primeira farmácia homeopática do país.

Apenas a partir de 1979 a Homeopatia passou a fazer parte do hall de especialidades médicas pelo Conselho Federal de Medicina. Hoje está incluída no Sistema Único de Saúde(SUS) como parte da política de Estado.

Você já se tratou com homeopatia?

A Homeopatia é muito bem difundida no Brasil. Existem hoje inúmeros clínicos gerais e pediatras que trabalham com este modelo de tratamento médico. Existem aindaveterinários, dentistas e farmacêuticos que trabalham com Homeopatia. Possui especial reconhecimento pelo tratamento de alergias, doenças reumáticas e para o tratamento de sobrepeso e tabagismo.

E você, já consultou um homeopata?

Fonte: Editoria HelpSaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...