JESABEL ACS COM ORGULHO

sábado, 12 de novembro de 2011

Especialistas debatem ações de prevenção às DSTs

Organizações de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids se reúnem até segunda-feira (14), no Hilton Hotel, em Belém, participando do XVI Encontro Nacional de ONGs-Aids (Enong). O evento é realizado com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), e tem como objetivo discutir a situação dessas doenças no Brasil, além de avaliar as políticas governamentais e priorizar ações e estratégias de controle e prevenção de DSTs e Aids nos próximos dois anos.

A solenidade de abertura do Encontro aconteceu na sexta-feira (11). A diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Roseana Nobre, representou o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, compondo a mesa junto com o diretor do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Dirceu Greco; o coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Pedro Chequer; a integrante do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, Cida Lemos, e a coordenadora do evento, Amujaci Brilhante. Também estiveram presentes coordenadores estaduais de DST/Aids, hepatites virais e tuberculose.

Com o tema “Ativismo: Crise, Identidade e Reivindicação”, o encontro recebe 250 participantes, sendo 200 delegados, 30 convidados e 20 membros da organização local. Estão presentes ainda observadores e ativistas africanos, que visitam o país para conhecer as organizações sociais brasileiras. Serão debatidos, em mesas redondas, palestras e grupos de trabalho, temas relacionados às infecções, hepatites virais, tuberculose, criminalização da transmissão do HIV, previdência e assistência social, entre outros.

Compromissos - O Enong é norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos anos vem ajudando a construir um movimento social marcado por responsabilidades e compromissos compartilhados entre as regiões, garantindo maior unidade e fortalecendo a construção coletiva das organizações.

O evento conta com a participação maciça da sociedade, que atua na fiscalização, monitoramento e formulação de políticas sociais que atendam aos interesses e necessidades da população afetada e vulnerável à epidemia de HIV/Aids.

A capital paraense é a primeira cidade da Região Norte a sediar um evento desse porte. Segundo a coordenação do Enong, o eixo central do encontro é a promoção de um debate nacional, com propostas coletivas realizadas pelo Movimento Social de Luta Contra a Aids, visando fortalecer a política nacional de assistência e prevenção ao HIV/Aids.

Para o diretor do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, discutir o tema na região é marcante, pois o Encontro mostra a importância de cada um na prevenção dessas doenças, junto com o Estado, municípios e a União. “Este é um momento oportuno na busca por um país mais justo, sem discriminação. É preciso inserir todas as regiões na luta pela igualdade”, afirmou.

Estatística - Segundo dados da Coordenação Estadual de DST/Aids, de 2006 a 2010 o Pará registrou 5.044 casos de Aids. No mesmo período, 2.187 pessoas morreram em função da doença - 1.463 homens e 724 mulheres. A diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Roseana Nobre, destacou que a parceria de ONGs é fundamental para mostrar como é possível evitar as DSTs. “O apoio de movimentos sociais na luta contra DSTs e Aids é uma ferramenta fundamental para alcançarmos resultados  favoráveis à nossa luta”, ressaltou.

Roseana Nobre reforçou que o evento funciona como um instrumento de planejamento para as ações e metas do Estado na construção de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “Este é um momento histórico em nossa região. Permite a reflexão sobre a responsabilidade de todos na prevenção. Apoiamos a avaliação e o cumprimento de tudo o que for abordado neste Encontro, para fortalecer a política nacional”, reiterou. (Ag. Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...