JESABEL ACS COM ORGULHO

domingo, 7 de agosto de 2011

O Primeiro Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Município e do Estado

Ontem a população de Ananindeua recebeu, o  primeiro Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município e do Estado  e esta localizado na Rua Osvaldo Cruz, no bairro de Águas Lindas.

O NASF foi criado pelo Ministério da Saúde para apoiar o Sistema de Estratégia de Saúde da Família e ampliar a abrangência das ações de Atenção Primária. O trabalho desenvolvido no NASF busca fortalecer e qualificar a Atenção Básica e dará continuidade ao atendimento oferecido a população através das Equipes do PSF (Programa a Saúde da Família).

O paciente vai contar com as mais diversas especialidades da área da saúde como Fisioterapia, Ginecologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Clínico Geral, Pediatria, Psicologia, Oftalmologista, Assistente Social, Farmacêutico e Educador Físico.


O Núcleo deve atuar de forma integrada à rede de serviço de saúde, a partir das demandas identificadas pelas equipes de Saúde da Família (ESF) nas suas áreas de atuação. No primeiro momento, os profissionais trabalharão em parceria com as equipes de Saúde da Família do Pólo I.

O fluxo de atendimento será feito através de encaminhamentos. Cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas. Em Ananindeua, existem 42 unidades de Saúde da Família e 90 ESFs.

O recurso adquirido para construção do NASF veio por meio de uma parceria entre a UEPA, através do projeto Pró-Saúde II, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ananindeua. Os alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e educação física da Universidade Estadual do Pará terão aulas práticas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os alunos e seus professores serão distribuídos nas equipes de saúde da família que integram o NASF. Segundo a Secretária Municipal de Saúde Ivete Vaz, a entrega do NASF faz parte de uma série de inaugurações que acontecerão ainda este mês.


E nesta grande inauguração se fizeram presente, além, da comunidade O Prefeito Helder Barbalho, a Secretária Municipal de Saúde Ivete Vaz, os Conselheiros de Saúde Reginaldo Souza, Jesabel Almeida, Izabel Bezerra e Valdiney Mendonça: Estiveram também presente o Secretario de Meio Ambiente Rui begot e os vereadores Carlito Begot, Leila Freire, Luis Claudio e Livio Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...