JESABEL ACS COM ORGULHO

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Confederação completa 21 anos e bate recorde em número de delegados/as

Escrito por: Paula Brandão


Com o mote “Reafirmando a História de Luta em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio e Serviços”, a Contracs/CUT deu início nesta segunda-feira (7) ao seu 8º Congresso Nacional.
 
O Congresso 2011 da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços acontece em Guarapari, no estado do Espírito Santo, e já é considerado o maior da história da entidade, com 400 delegados e delegadas de todo o Brasil.
 
A solenidade de abertura teve início por volta das 20 horas e contou com a presença de convidados internacionais, autoridades locais e lideranças da Executiva Nacional da CUT. Um vídeo narrando a história de 21 anos de lutas e conquistas da Contracs abriu a programação no Plenário. Muitos se emocionaram ao relembrar duas décadas de história.
 
Lucilene (Tudi) abre oficialmente o Congresso
Lucilene (Tudi) abre oficialmente o Congresso
A mesa foi composta por Lucilene Binsfeld, presidente da Contracs; Artur Henrique, presidente nacional da CUT; José Carlos Nunes, presidente da CUT Espírito Santo; José Carlos Coser, prefeito da cidade de Vitória; Maria Angela Rodriguez, das Comissões Obreras de Espanha - representando a delegação internacional; Enésio Paiva, representando o ministro do Trabalho, Carlos Lupi; Neudi Giachini, presidente da CUT Santa Catarina; José Eudes, presidente da CUT Distrito Federal; além de representantes das forças políticas da Contracs.
 
Artur Henrique falou da importância das lutas da Confederação, ressaltando que muitas delas estão sendo “adiadas” por força dos empresários, que tentam o tempo todo barrar a votação de projetos de interesse do conjunto dos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho, o não trabalho aos domingos e o ponto eletrônico. O presidente da CUT parabenizou a Contracs pela recente conquista da Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Direitos das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos e disse que a CUT, ao lado da Confederação, continuará a luta para que a norma seja ratificada e aplicada no Brasil.
 
Artur Henrique:
Artur Henrique:
Ao falar sobre os desafios que se apresentam na atual conjuntura, Artur fez um paralelo a partir de algumas projeções feitas por economistas, de que o Brasil, em um curto espaço de tempo, poderá se transformar na quinta ou sexta potência mundial. “É fato que o Brasil avançou, e tudo indica que avançará muito mais nos próximos anos. Mas não podemos permitir que um país prestes a ser uma grande potência mundial, não tenha garantia de trabalho decente; que ainda tenha trabalho infantil e trabalho escravo; que ainda haja desigualdade de salários entre homens e mulheres, negros e negras, e falta de oportunidades para os jovens”, disse.
Segundo Artur, é preciso avançar no projeto de desenvolvimento e, nas disputas municipais que se avizinham, temos que ir às ruas defender nossa pauta. "Vamos dizer aos candidatos o que queremos e mostrar que temos lado: a defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos retroceder no processo de mudanças iniciado em nosso país e que levamos tanto tempo para construir. Por isso, fortalecer o papel da Contracs, fortalecer a unidade, dessa confederação que cresce dia a dia, também são fundamentais para enfrentarmos os desafios”, finaliza.
 
A presidente da Contracs, Lucilene Binsfeld (Tudi), abriu oficialmente o 8º Congresso. “Nesses 21 anos que completamos, temos como uma das principais bandeiras de luta a regulamentação da profissão de comerciário. Esperamos que durante esses dias de Congresso possamos ter contribuições que fortaleçam nossa Confederação e todas as nossas lutas. Temos certeza de que este Congresso transcorrerá de forma democrática, respeitosa, e com o debate político ocupando o centro das discussões. Queremos que este Congresso entre para a história não apenas por seu recorde em número de delegados, mas também pelo debate político”, ressaltou.
 
Além de Artur Henrique, também estiveram presentes os dirigentes nacionais da CUT João Felício, secretário de Relações Internacionais; Junéia Martins, secretária da Saúde do Trabalhador; Valeir Ertle e Dary Beck Filho, da Executiva Nacional.
 
A abertura foi encerrada com a apresentação do grupo Vitória Street Dance.
 
Programação de terça-feira, dia 8/11/11
 
Após a aprovação do regimento interno, a programação desta terça-feira (8) contará com Análise de Conjuntura, feita pelo presidente da CUT Artur Henrique. À tarde, o debate será sobre Trabalho Decente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...