JESABEL ACS COM ORGULHO

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Infecção do Trato Urinário (ITU)


O que é?

Infecção bacteriana que afeta qualquer área do trato urinário. A urina possui grande variedade de fluidos e sais, mas é normalmente isenta de bactérias. Quando bactérias entram na bexiga ou rins, se multiplicando na urina, causam ITU. O tipo mais comum é a cistite.

Como se contrai? Como evitar?

As bactérias entram pela uretra, e se instalam na própria uretra. Nos homens, pode ir para a próstata. Não tratada, avança para a bexiga, e mais dificilmente, para os rins.
Obstruções urinárias são causas comuns.

Exemplos de obstrução:
• Próstata aumentada;
• Corpos estranhos como sonda e pedras nos rins;
• Doenças sexualmente transmissíveis;
• Infecções ginecológicas;

Beber bastante água, não ficar muito tempo sem ir ao banheiro, “prendendo” a urina, praticar sexo seguro, e manter bons hábitos de higiene são essenciais para evitar a ITU.

O diagnóstico pode ser feito por um médico generalista. Geralmente um exame de sangue e um de urina, colaboram para confirmar as suposições médicas a partir da consulta médica.

O tratamento é feito a base de antibióticos por via oral, por curto período. Com a medicação adequada, costuma ser simples e eficaz.

Quem corre mais risco?

Mulheres estão naturalmente mais propensas, pela própria anatomia ginecológica que facilita a contaminação externa, e disseminação interna, devido a uretra ser mais curta que nos homens. Também os Diabéticos, acamados, mulheres que usam diafragma, , que utilizam sondas ou possuem complicações na próstata, pessoas com pedras nos rins estão mais sujeitos a contrair a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...