JESABEL ACS COM ORGULHO

sábado, 9 de julho de 2011

Promoção da Saúde

Ciranda da Vida - Apresentação
Ciranda da VidaA mistura entre arte, educação popular e saúde resultou no Cirandas da Vida, um projeto estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza com o objetivo de estimular a participação da comunidade, fortalecendo os espaços de controle social. A proposta se baseia em três eixos norteadores: promoção à vida, inclusão das práticas populares de cuidado e utilização das práticas culturais como estratégia de promoção da saúde.
O Cirandas da Vida iniciou suas atividades em junho de 2005. Trabalhando com o conceito de “situação limite” criado pelo educador Paulo Freire, os facilitadores estimulam a comunidade a recontar a história de luta do seu bairro para que sejam identificadas as situações limites e as potencialidades da comunidade. A situação limite é aquilo que as pessoas identificam como importante a ser mudado.
Quatro das seis Secretarias Regionais de Fortaleza elegeram a violência como situação limite. Somente a regional I centrou suas preocupações sobre moradia na área de risco e a regional IV elegeu como eixo prioritário a dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
O segundo momento do projeto foi dedicado à realização de várias oficinas temáticas, com a participação de pessoas da comunidade, gestores e técnicos. O objetivo era lançar um olhar mais ampliado sobre o problema para chegar ao momento final do enfrentamento. Daí surgem os atos limites, que são as possíveis providências para enfrentar a situação limite.
Em cada Secretaria Regional foram realizados, em média, cinco encontros. Na Regional I a ciranda envolveu a comunidade do mangue do Vila Velha. Compreende-se, então, porque o tema moradia na área de risco foi priorizado. Na Regional II, o tema da violência teve como enfoque a juventude, enquanto na Regional III a discussão sobre violência esteve centrada nas relações de gênero.
A preocupação dos que participaram do Cirandas da Vida na Regional IV foi melhorar o acesso aos serviços de saúde, sobretudo através da humanização no atendimento. Já o tema violência, presente também nas regionais V e VI, teve como enfoque, respectivamente, as ações dirigidas à criança e o direito de cidadania, através de programas de geração de renda e segurança alimentar.
O segundo eixo de atuação do Cirandas da Vida é a tentativa de inclusão das práticas populares de cuidado, como a fitoterapia e a massoterapia, na organização municipal de saúde. E o terceiro eixo é a utilização das práticas culturais – teatro, pintura, música e poesia - como estratégia de promoção da saúde.
O projeto Cirandas da Vida aguarda recursos de um convênio com o Ministério da Saúde para a aquisição de seis lonas de circo e a compra de equipamentos de som, filmadoras e máquinas digitais para que o projeto se materialize de fato como um escambo entre arte e saúde. Alem da pactuação e do envolvimento da comunidade, esse trabalho abrange também a formação permanente dos cirandeiros, que são os facilitadores dos grupos.
A Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS) surgiu da necessidade dos diversos grupos existentes ao redor do Brasil de criarem uma rede de cooperação. No Ceará, um dos braços da ANEPS é o projeto Cirandas da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...