JESABEL ACS COM ORGULHO

terça-feira, 19 de julho de 2011

Parto normal é tema de curso em Belém

Profissionais do HC e Santa Casa fazem a qualificação do Ministério da Saúde

O parto humanizado e normal são temas do curso para servidores da obstetrícia e neonatologia do Hospital de Clínicas (HC) Gaspar Vianna. De hoje até quinta-feira (21), o curso do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), será no auditório Ronaldo Araújo, do HC, com médicos e enfermeiros do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, referência no tratamento humanizado de mães e bebês.
Em todo o Brasil, 26 maternidades fazem parte do plano de qualificação. No Pará, a Fundação Santa Casa e o HC, que atendem às grávidas de alto risco, são integrantes do projeto desde 2009. Para a apoiadora institucional do plano de qualificação das maternidades, Rita Vianna, o curso possibilita debates teóricos e a observação da prática diária dos profissionais. "O curso mostra as boas práticas no tratamento humanizado de mães e bebês, o que já devemos manter e o que pode ser superado. Na Santa Casa e no Gaspar Vianna incentivamos as mães ao parto normal, uma orientação do Ministério da Saúde, e sensibilizamos nossos profissionais a orientarem as pacientes que optem pelas cesáreas, somente se houver necessidade".
A apoiadora destacou que essas discussões são importantes para que o parto não seja considerado como uma mercadoria. "É necessário acabar com o conceito de que a cesária é mais conveniente para a mulher. Nas maternidades particulares de planos de saúde, quase 80% dos partos não são normais. A cesária se tornou um comércio, pois são mais caros, obrigam a mulher a ficar mais dias no hospital e, consequentemente, aumentam os custos", diz Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...