JESABEL ACS COM ORGULHO

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Falta de leitos vira boletim de ocorrência


SANTA CASA

Médico registra a superlotação na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI)

Um médico, cuja identidade não foi informada, registrou anteontem ocorrência policial contra a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará devido à falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. De acordo com o boletim de ocorrência, 12 bebês com necessidades de UTI estariam entubados e respirando com a ajuda de aparelhos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que não dispõe do suporte necessário para atender a quadros de saúde mais delicados. A gerente da Clínica de Neonatologia da Santa Casa, Vânia Cecília Pinto, confirma a situação, mas apresenta outros números. Segundo ela, apenas dois bebês prematuros chegaram na noite de anteontem ao hospital e, devido à inicial falta de leitos na UTI, tiveram leitos improvisados na UCI, mas já haviam sido transferidos ontem para a terapia intensiva, quando abriram duas vagas nessa unidade.

A ocorrência foi registrada na Seccional da Pedreira, na noite de segunda-feira, transferida ontem para a Seccional do Comércio, por meio do sistema interno da Polícia Civil. À tarde, a corregedora de Polícia Civil, Nilma Lima, informou à delegada Socorro Picanço, diretora da segunda seccional, que a situação será apurada pela Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe). "Como não há lesão ou morte, não vejo crime, a priori. Tem que verificar se está havendo omissão de socorro ou lesão corporal. O relato do médico gera uma apuração administrativa e não criminal", informou Picanço. O médico teria registrado a ocorrência para resguardar-se em caso de morte dos bebês.

Vânia explicou que a UCI abriga recém-nascidos com problemas de saúde, mas que não precisam de respiração artificial, não apresentam infecção ou outro problema grave de saúde. A UCI dispõe de 67 leitos e recebia 20 pacientes a mais, enquanto a UTI conta com 40 leitos, conforme revelou a gerente. "Não podemos atender só o número exato de leitos (por isso os leitos extras). Recebemos gestantes de Belém e do interior. A Santa Casa é referência para casos de bebês prematuros e partos que requerem atendimento complexo. A orientação é que nenhum paciente volte da porta. Atendemos cerca de 500 partos por mês, com a média de 130 pacientes internados na neonatologia. A demanda supera a capacidade. A rotatividade é muito grande na obstetrícia."

A Santa Casa informou que a média de bebês mortos na instituição está dentro da média aceitável pelo Ministério da Saúde. No final do ano, está prevista a inauguração de 100 novos leitos de UTI Neonatal na Santa casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...