JESABEL ACS COM ORGULHO

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ação orienta homens sobre prevenção

Ação orienta homens sobre prevenção (Foto: Ney Marcondes)
Em alusão ao Dia do Homem, PMs recebem orientação sobre saúde (Foto: Ney Marcondes)
Pouca gente sabe, mas existe um dia dedicado especialmente aos homens. No próximo dia 15, é comemorado o Dia Nacional do Homem e uma programação foi elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Ontem, cerca de 300 policiais participaram de palestras e ações de saúde no Comando Geral da Polícia Militar. “Estamos abordando vários temas para sensibilizar a população masculina, assuntos relevantes como câncer de próstata ou o porquê do homem não procurar a unidade de saúde”, disse Marcelo Dias, coordenador estadual de saúde do homem.
Segundo o coordenador, muitos homens ainda têm a cultura de não procurar atendimento médico para questões preventivas. “Os homens costumam ir quando já estão doentes, diferente das mulheres que procuram para se prevenir. Ainda existe a cultura de que a mulher é o sexo frágil e o homem tem que prover a família, mas hoje isso já começa a mudar”.
Entre os fatores apontados como os motivos para que muitos homens não cuidem com frequência da saúde está até mesmo a falta de paciência para aguardar por atendimento. “Muitos não têm condições de ir porque, quando saem do trabalho, a unidade de saúde não está mais funcionando. Outros dizem que não gostam de esperar na fila”, afirmou.
Juliano Salgado, 24 anos, é aluno do curso de formação de soldados da PM. Ele conta que agora passou a cuidar melhor da saúde, hábito que antes era deixado de lado. “Antes eu só ia ao médico quando estava doente e fazia um auto-diagnóstico, o que não é recomendado. Agora faço exames constantemente”.
Já o cabo Jorge Cabral, 49 anos, assume que ainda não cuida da saúde da maneira correta. “Não faço muito a prevenção, é bem difícil procurar médico. O dia a dia atrapalha um pouco e quando consigo uma folga acabo indo resolver outros assuntos. Mas eu pretendo dar uma atenção maior para a saúde, me prevenir mais”.
A programação alusiva ao Dia Nacional do Homem aconteceu durante a manhã de ontem e contou com palestras sobre temas como câncer de mama e de próstata e serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos para hepatites.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...