JESABEL ACS COM ORGULHO

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Chapa 2 ‘Lamparina’ vence eleições no STTR de Santarém

Nova direção ficará à frente da entidade no próximo quadriênio, sendo responsável por implementar as diretrizes contidas no Plano Plurianual

Escrito por: William Pedreira

Chapa 2 é aclamada vitoriosa por decisão dos/as associados/as
Chapa 2 é aclamada vitoriosa por decisão dos/as associados/as
Em um processo democrático respeitando as diferenças de pensamentos e proposições, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR/STM) definiu nesta quarta-feira (25) a nova direção da entidade.

Processo este que só foi possível graças à eleição do companheiro Geraldo Pastana em 1980, primeira liderança evidentemente compromissada com os interesses da categoria a ocupar a presidência do Sindicato, rompendo com a velha estrutura sindical atrelada aos órgãos oficiais.

Os 239 delegados e delegadas aptos a votarem elegeram com 165 votos a chapa 2 ‘Lamparina’ encabeçada pelo companheiro Manoel Edivaldo, o Peixe, para comandar o Sindicato no período de 2012/2016. A chapa 1 “Nossa Força é a Nossa União” encabeçada pelo companheiro Gilberto Santos recebeu 69 votos.

A nova direção, que passará a ter nove membros efetivos mais o conselho fiscal, assume a entidade com agenda cheia. Nesta quinta (26) o Sindicato já realiza uma reunião para organizar as ações. Na última semana de setembro ocorrerá a homologação das delegacias sindicais.

“Devemos ter consciência que nossos inimigos são as grandes multinacionais, latifundiários, madeireiros, que tantos problemas trazem para a região e para vida de cada trabalhador e trabalhadora. Assumindo o Sindicato a nova diretoria dará continuidade as políticas implementadas na última gestão, tendo a certeza de que as disputas internas fazem parte do processo democrático, mas que agora temos que unir nossas energias em prol dos/as associados/as”, celebra Manoel Edivaldo.

Peixe assume a presidência compromissado em buscar avanços para os/as trabalhadores/as rurais
Peixe assume a presidência compromissado em buscar avanços para os/as trabalhadores/as rurais
Após os agradecimentos, Edivaldo recordou que as ações serão pautadas pelo Plano Plurianual 2012/2016 aprovado na terça (24) pelos delegados e delegadas.

São diretrizes voltadas ao fortalecimento da relação com os movimentos social e sindical; luta contra violência no campo e a proteção das lideranças sindicais e populares; por uma reforma agrária que democratize o acesso à terra, buscando aumentar a produção e garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro, gerando trabalho e renda no meio rural; fortalecimento da agricultura familiar via fomento de crédito e apoio técnico; formação profissional e organização em cooperativas; crescimento e a consolidação dos assentamentos; políticas afirmativas para as mulheres e para a juventude; e políticas públicas para toda a população da região.

“A eleição desta nova diretoria é a certeza da continuidade da história de luta deste Sindicato autônomo e democrático que possui uma trajetória que engrandece a nossa Federação, fortalecendo o debate sobre a política estratégica nas comunidades de Santarém, afirmando ainda mais o sindicalismo na região Amazônica”, exalta Carlos Augusto Silva, o Guto, presidente da Fetagri-PA (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará)

Martinho Souza, presidente da CUT-PA, falou em seu discurso sobre a importância histórica do STTR Santarém para a Central, um Sindicato que teve participação ativa no processo de fundação da CUT. “Reafirmo aqui o compromisso da nossa Central em colaborar e apoiar as ações da entidade na sua luta e organização.”

A solenidade contou também com a leitura de uma carta de agradecimento da ex-secretária de Políticas Sociais, Rosenilde dos Santos, que deixou o Sindicato para novos desafios.

Após a contagem de votos foi celebrada a posse da nova diretoria e conselho fiscal que terá a seguinte composição:

Presidente: Manoel Edivaldo Santos Matos
Vice-Presidente: Marilene Rodrigues Rocha
Secretaria Geral de Formação e Organização Sindical: Edilson Silveira Figueira
Secretaria de Administração, Finanças e Assalariados/as rurais: Rubenide Cunha Mendes
Secretaria de Políticas Sociais: Gracivane Rodrigues de Moura
Secretaria de Política Agrária, Agrícola e Meio Ambiente: Ladilson Amaral
Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural: Marta Maria Campo Rêgo
Secretaria da Juventude Trabalhadora Rural: Francinaldo do Nascimento
Secretaria da Terceira Idade: Maria Dercy Godinho

Suplentes de Diretoria:
Antônio Rodrigues dos Santos
Joaquim Gamboa
Flávia Milene Rebelo

Conselho Fiscal Efetivo:
Moisés de Sousa Galucio
João Lopes Miranda
Maria Odenize Miranda

Conselho Fiscal Suplente:
Nara Lucia Pinto Azevedo
Maria da Conceição Costa
Lucas Melo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...