JESABEL ACS COM ORGULHO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gripe pode provocar ataque cardíaco

Pessoas gripadas têm quatro vezes maior probabilidade de desenvolver um ataque cardíaco ou uma crise de apoplexia – paralisia súbita ou coma devido falta de sangue em algum órgão – nos três primeiros dias da doença e duas vezes mais no decorrer de uma semana, segundo estudo publicado no periódico European Heart Journal.

De acordo com a Fundação Britânica do Coração (FBC) e o Comitê Assessor sobre Práticas de Imunização dos Estados Unidos, o recomendado é que todas as pessoas com problemas cardíacos sejam vacinadas contra o vírus da gripe e que os órgãos de saúde desenvolvam estratégias para melhorar o esquema de vacinação e, assim, evitar as complicações da doença.

A explicação consiste no fato de o vírus da gripe desalojar os depósitos de gordura localizados nas artérias, que acabam se movimentando livremente e podem entupir os vasos por conta do bloqueio do fluxo sanguíneo, afetando diversos órgãos, dentre eles o cérebro, ou tecidos e músculos, como o coração, segundo o estudo. No Reino Unido, por exemplo, cerca de 23 mil pessoas morrem durante o inverno, sendo a maioria dos óbitos relacionada a gripe e outras infecções do aparelho respiratório.

O médico-diretor da Clínica de Medicina Preventiva do Pará (Climep), Newton Bellesi, especialista em doenças infecciosas, reitera a recomendação da FBC, estendendo-a para todas as pessoas que desejam se proteger da gripe e suas complicações, evitando ainda se tornar uma fonte de contaminação para outras pessoas. Ainda segundo ele, uma vacinação anual é suficiente para proteger a si, os familiares e as pessoas de convívio próximo.

Além disso, a Associação Americana de Cardiologia e o Colégio Americano de Cardiologia reconhecem a importância da vacinação na prevenção secundária de doenças cardiovasculares. Para ambos, inclusive, a vacina tem recomendação tão importante quanto o controle do colesterol, da pressão arterial e outros fatores de risco. (DOL, com informações da Ascom Climep)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...