Entretanto, junto com o suor ocorre sempre alguma perda de água e sais minerais, substâncias vitais para o organismo. Assim, faz-se necessário um maior consumo de líquidos, para compensar essa perda.
Além da transpiração, eliminamos líquidos por outros meios. Urina, fezes, respiração e transpiração fazem com que sejam eliminados aproximadamente 2,5 litros de água por dia, e para repor essa quantidade, são necessários o consumo de no mínimo 8 copos de água todos os dias.
A água não é a única fonte de hidratação para o corpo, mas alguns detalhes devem ser observados. O consumo de sucos de frutas também é uma ótima forma de se reidratar, pois por serem ricos em vitaminas e minerais. Porém, como contém também o açúcar natural das frutas, a frutose e muitos ainda adicionam açúcar ou adoçante pode favorecer o aumento de peso. Então, devem ser consumidos sim, mas com moderação. Escolha sempre frutas mais ricas em líquido como melões, abacaxi, melancia, limões. Estes são menos calóricos. Assim como a água de coco.
Chás também são uma boa alternativa de hidratação, com baixa quantidade de calorias quando consumido sem açúcar. No entanto, alguns são ricos em cafeína. A não ser que tenha sido orientado por um médico ou especialista, devemos restringir o consumo de chá para 3 xícaras por dia, cada tipo de chá. Alguns chás são diuréticos. Procure um nutricionista para melhores orientações. Assim, você pode coordenar seu paladar e suas necessidades.
A água hidrata o organismo, ajuda na limpeza e desintoxicação. Além de todas essas vantagens, não possui calorias, sendo o único líquido que apresenta essas características.
Frutas e legumes também são importantes aliados na hidratação, além de ajudar na nutrição do organismo. Saladas de frutas ou legumes podem ser consumidas sempre que possível.
Refrigerantes, bebidas alcoólicas ou artificiais devem ser evitadas, pois embora sejam líquidos, os agentes químicos presentes em sua composição não são saudáveis para o organismo. E o consumo de líquidos deve ser feito constantemente durante o dia, e não somente quando sentir sede. A sensação de sede na verdade é um sinal que o corpo envia quando já está ficando desidratado, portanto não espere a sede para beber água.
Nas crianças, os cuidados devem ser redobrados. Não espere que elas peçam e sim ofereça constantemente sucos e líquidos, para que elas estejam sempre hidratadas. Com o calor, aumentam também os casos de intoxicação alimentar e desidratação, devido à perda de líquido pelo vômito e diarréia. É importante que nesses casos, seja dado à criança soro fisiológico ou soro caseiro, para auxiliar na re-hidratação, e lembrando que soro caseiro não é remédio, o médico deve ser procurado imediatamente.
Se a criança apresentar sintomas como boca seca, choro sem lágrimas, sonolência e moleza, junto dos sintomas clássicos da diarréia, ela pode estar em quadro de desidratação, principalmente quando em bebês de até 3 meses, que por sua menor resistência são naturalmente mais vulneráveis. Consulte o pediatra ainda nos primeiros sintomas, ou se a diarréia não apresentar melhora nos sintomas após o terceiro dia.
Fonte: Editoria HelpSaúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.