JESABEL ACS COM ORGULHO

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mais de 700 exames de hepatite são realizados

Doença silenciosa, a hepatite é um mal que atinge uma parcela significativa da população brasileira nos dias atuais. Para preveni-la, o Pro Paz Cidadania Presença Viva, ação integrada do Governo do Estado, vem fazendo uma campanha de sensibilização na região do Marajó, orientando a população a buscar os postos de saúde e fazer a coleta de sangue. A ação é desenvolvida pela Coordenação Estadual de Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Durante os sete dias de ações na região, já foram realizados mais de 765 exames. O pescador Jeferson Castilho dos Santos, 24, aproveitou a oportunidade oferecida pelo Pro Paz e buscou todos os exames que precisava fazer. Um deles foi o de hepatite, que ele justificou assim:. “Uma pessoa doente não tem como trabalhar, nossa saúde é muito importante por isso não dá para perder estas oportunidades. Eu fiquei muito feliz com a vinda destes médicos, porque é muito difícil a gente fazer estes tipos de exames, ainda mais aqui na nossa região”, reconheceu Jeferson.

Segundo a coordenadora estadual de Hepatites Virais da Sespa, Ciza Alpina Cantão, somente na manhã deste domingo, 4, em São Sebastião, já foram realizados mais de 100 exames de hepatites “B” e “C”. A Caravana do governo já passou pelos municípios de Ponta de Pedras, Muaná e pelas comunidades de Santana do Arari e São Miguel da Pracuúba. “Percebemos que nesta região, nosso trabalho vem sendo mais de prevenção, pois nenhum teste de hepatite deu positivo, o que nos deixa muito felizes. Sentimos, também, que a população procura informações sobre a doença e também como evitá-la”, frisou a coordenadora.

Ainda segundo Cisa, o Ministério da Saúde trabalha no fortalecimento de campanhas de sensibilização contra a doença em todo o território nacional, “porque a hepatite tem matado mais que a Aids e as pessoas não estão atentando para isto. Porém cabe a nós, da Sespa, ficarmos vigilantes”. A Secretaria de Saúde do Pará foi a única, segundo a coordenadora, que adquiriu cerca de quatro mil kits destinados ao exame. “O Dr. Hélio Franco é muito sensível a esta situação e foi um dos poucos secretários de Saúde do país que procurou reforçar o número de kits além dos que já haviam sido fornecidos pelo Ministério da Saúde”, informou Ciza.

A doença - As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado e, em sua maioria, não apresentam sintomas latentes, apenas em alguns casos onde ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados. E somente pode ser verificada através de exames de sangue específicos, assegurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...