JESABEL ACS COM ORGULHO

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Possível greve no Hospital Metropolitano

Uma reunião envolvendo o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Pará (Sinthosp), o secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, e o diretor do Idesma, entidade que administra o Hospital Metropolitano de Belém, Pedro Anaisse, finalizou com uma ameaça de greve no HM. Os funcionários realizaram uma manifestação na manhã de ontem e ameaçaram paralisar as atividades, caso não tivessem a situação dos salários e vale- transportes resolvidas. 
Ao final da reunião, o secretário assegurou que os depósitos seriam realizados naquele mesmo dia e os pagamentos estariam disponíveis na manhã de hoje. “Se o prometido não se cumprir, os funcionários entrarão em greve por tempo indeterminado, até que seja efetuado o pagamento”, afirmou o técnico em enfermagem Max Melo, 42, representante do sindicato.
O técnico afirma que apesar dos enfermeiros e técnicos de enfermagem terem tomado a frente no movimento, houve a adesão dos demais trabalhadores do hospital, que paralisaram em conjunto suas atividades ontem. Ele lembra que os seguidos atrasos nos pagamentos e, em alguns casos, na liberação do vale-transporte, tem comprometido a capacidade de operar do hospital. 
“Funcionários têm deixado de vir trabalhar por não ter como pagar sua passagem”, diz ele. Max afirma que além do pagamento dos salários, a jornada de trabalho desgastante, a falta de pessoal e condições precárias de segurança também são questionadas.
Durante a reunião, o diretor do Idesma afirmou que os pagamentos dos funcionários dependem de depósito feitos pela Secretaria de Saúde e que, por atraso desta, eles ainda não foram realizados. O secretário Hélio Franco apontou problemas no orçamento da Sespa oriundos de oscilações na arrecadação de ICMS após o processo de falência da Celpa, entre outros aspectos, como os principais responsáveis pelo atraso, mas se comprometeu a regularizar a situação. 
Uma nova reunião foi marcada para acontecer nos próximos 15 dias. Nesse período, a secretaria se comprometeu a apresentar propostas de soluções para as demais reivindicações do movimento. “Os atrasos de pagamento têm chegado aos fornecedores do hospital. Se eles pararem de nos fornecer, não vai haver material para trabalhar” alerta Max.
SESPA
Em nota, a assessoria de imprensa da Sespa confirmou os problemas de orçamento e informou que medidas estão sendo tomadas para regularizar os pagamentos. A secretaria afirmou que “o repasse mensal da Sespa é de R$ 7 milhões para manter o Hospital, mas existe a necessidade de saber se esse valor é ou não suficiente. Para isso, a Secretaria solicitou à Auditoria Geral do Estado (AGE) que faça um levantamento sobre o assunto. O secretário Hélio Franco informou, ainda, que o HMUE está enfrentando uma superlotação de pacientes, o que tem tornado sua infraestrutura insuficiente para a demanda. Ele ressaltou que essa situação é causada, principalmente, por pacientes de Belém, em função de os prontos-socorros terem baixa resolubilidade. 
A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Hospital Metropolitano para que ela emitisse declaração sobre o assunto.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...