JESABEL ACS COM ORGULHO

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO APURA CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS AGENTES DE SAÚDE.

 


O Ministério Público instaurou um Inquérito Civil para apurar as condições de trabalho dos Agentes de Saúde do município de São Gonçalo do Amarante-RN.

O assunto era investigado pelo Procedimento Preparatório nº 004/2011.

Segundo a Promotora de Justiça Rosane Cristina Pessoa Moreno, os profissionais enfrentam problemas como ausência de acesso às unidades de saúde (Regomoleiro, Golandim I e III); e de equipamentos de proteção e de trabalho, como:

Capas de chuva,
Protetor Solar,
Fardamento,
Material de expediente,
Luvas,
Máscaras, entre outros.

Além disso, cada Agente estaria atendendo a um número elevado de famílias. O que pode refletir na qualidade do serviço prestado à população.

Com o Inquérito, a Secretaria de Saúde do município deve prestar esclarecimentos à Promotoria num prazo de 20 dias.


FONTE: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR,  com informações do MPRN



FALO  MUITO NESTE ASSUNTO EM RELAÇÃO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO,  SÃO PÉSSIMAS EM QUASE TODO PAÍS.


BIO acs é vida.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS ACS e ACE NOS DIAS 03,04 e 05/10


 
CONVOCAÇÃO GERAL
URGENTE
 
 
A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “1ª VIGÍLIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE”, que se realizará nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2011, na Esplanada dos Ministérios, Brasília -DF a partir das 08:00 horas da manhã do dia 03/10, com montagem de acampamento, e Mobilização junto aos Ministérios da Saúde, Planejamento e Casa Civil. Na programação ainda deverá constar Seção Solene em comemoração do dia Nacional dos ACS (04/010) realizada pela Câmara de Deputados Federais, e reuniões com o Governo Federal e Lideranças do Congresso Nacional,  a fim de se concluir as negociações de regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.
 
Esclarecemos que esta mobilização é em caráter de urgência e está sendo promovida com o objetivo de obtermos uma posição do Governo Federal diante da regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE. A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria, ACS e ACE e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.
 
É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicado da categoria se mobilizem e venham em caravanas, pois agora precisamos de todos em Brasília!
 
OBS: Em tempo, informamos que esta mobilização será organizada pela CONACS e demais entidades sindicais envolvidas no movimento, e as acomodações serão disponíveis na forma de acampamento, e recomendamos que os participantes tragam suas barracas, colchonetes, roupa de cama, banho, utensílios de higiene pessoal, animação, coragem e muita determinação, tudo depende de nós! Maiores informações serão disponibilizadas a qualquer momento via site http://www.conacs.com.br/ , podendo entrar em contato via telefone 062 9949-8365 / 8196-3838, 062 3505-1315 (13:00h às 17:00h), ou ainda por e-mail conacs2011@hotmail.com.  
 
Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.
 
A União faz a força!
 
Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS
 
Contatos:
Conacs2011@hotmail.com
Fone/fax: 062 3505-1315 ou 62 9949-8365
 

Governo do Estado transfere sede do governo para Marabá

O governador transferiu a sede do governo do Pará para Marabá de onde está despachando desde ontem. A iniciativa de descentralizar e levar o Estado para outras regiões é válida e tem que servir não apenas pela presença física, mas por uma agenda de serviços que é o que a população espera de um governante, trazendo repercussões e benefícios para a região que é visitada. Por falar nas regiões Sul e Sudeste do Estado vi notícias de que algumas vias estão sendo interditadas nessas regiões e na Transamazônica por movimentos sociais, que cobram ações e investimentos. Sou a favor de manifestações democráticas, mas interditar vias impedindo que trabalhadores trafeguem, que ambulância levem pessoas doentes e estudantes vão para as escolas, acabamos por impedir o ir e vir e prejudicando quem não tem nada a ver com a reivindicação. Precisamos ter prudência.

Eliel Faustino disse que a Alepa quer acompanhar as investigações sobre a morte dos gêmeos

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, se reuniu na última quinta-feira (25) com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que quer acompanhar de perto a apuração das mortes de gêmeos, cuja mãe procurou atendimento na Santa Casa. 

Estiveram presentes o Presidente da Comissão, Deputado Eliel Faustino, e os Deputados Márcio Miranda, Ana Cunha, Josefina Carmo e Bernadete Ten Caten.

Segundo Eliel Faustino, outra finalidade da visita foi apresentar sugestões à Sespa, para que situações semelhantes não voltem a acontecer. Entre as propostas está o aumento do número de leitos obstétricos na Nova Santa Casa, que está sendo construída. 

Os Deputados informaram já ter conversado com o Secretário de Estado de Obras Públicas, Joaquim Passarinho, sobre a construção. Outra sugestão é que seja criado um protocolo de atendimento em todas as maternidades, especialmente quando houver superlotação, assegurando um atendimento uniforme e humanizado.

“Nós ficamos satisfeitos com a reunião com o secretário, que é um profundo conhecedor da saúde e já foi presidente da Santa Casa, tendo uma das gestões mais elogiadas da instituição. Ficamos felizes em saber que providências foram tomadas imediatamente frente ao caso, visto que a ordem de fechar os portões foi uma decisão administrativa, e não da Secretaria de Saúde e nem do governo do Estado”, declarou o Deputado. Ele disse, ainda, que a Comissão de Saúde entregará um relatório à Sespa sobre o acompanhamento do caso.

Dia do Nutricionista - 31 de agosto

Dia 31 de agosto Dia do Nutricionista, o Help Saúde presta uma homenagem a esses profissionais que se esforçam para cuidar da nossa alimentação e conseqüentemente da nossa saúde.

Para homenageá-los saiba quais são as atitudes que você deve tomar para não desistir da sua dieta, visando a perda de peso:

1- Não faça uma restrição muito radical aos alimentos, só porque chegou segunda-feira você não precisa mudar toda a sua alimentação. Essa atitude só vai gerar ansiedade e com isso mais vontade de comer o que você gosta.

2- Ter consciência que toda a dieta tem seus altos e baixos. Por isso a mudança precisa ser gradativa, para que seu organismo se acostume com seus novos hábitos alimentares.

3- Não ter expectativas muita altas, pois a frustração e o estresse de não conseguir atingi-las provavelmente fará com que você desista da sua dieta.

4- Emagrecer aos poucos, isto é, no máximo 1kg por semana para seu corpo se acostumar com seu novo peso.

O Help Saúde parabeniza todos os nutricionista cadastrados no nosso site e lembre-se que quanto mais o seu perfil for preenchido mais fácil você será encontrado. Atualize o seu perfil e conquiste mais pacientes!

Presidente da CONASCE pede apoio ao presidente do PT para ajudar na aprovação da EC63/2010



O Presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido que também é vice-presidente do PT em Maceió, pediu apoio do Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores na luta pela regulamentação da EC-63, que dispõe sobre o Piso salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias. A reunião aconteceu minutos antes de o Presidente Rui Falcão proferir uma palestra, em Alagoas, sobre a Conjuntura Nacional e contou com a participação do Joaquim Brito, Presidente Estadual do PT/ Alagoas e o ex-deputado Paulão.
Na oportunidade, Fernando Cândido ressaltou que a regulamentação da EC-63 é uma forma do país quitar uma dívida muito grande com estes trabalhadores, pois, temos, mesmo em condições extramente adversas, melhorado os indicadores sociais pelo Brasil a fora. O PT é o partido da Presidenta e tem um papel muito importante, em função de sua origem, na defesa da classe trabalhadora, portanto, precisamos concretamente do apoio dos parlamentares do PT no congresso em defesa da nossa categoria.
Fernando ainda ressaltou que em audiência, o Ministro da Saúde argumentou que as propostas da categoria serão enviadas para serem discutidas na MNNP-SUS - Mesa Nacional de Negociação do SUS, no entanto precisam-se definir de forma clara as regras do financiamento do SUS, através da aprovação da EC-29. O ministro, por fim pediu o apoio dos trabalhadores na luta pela aprovação da EC-29.
O Presidente Nacional do PT, Rui Falcão afirmou que temos seu apoio, e que ele irá conversar com os parlamentares do partido para reforçar esta luta que no seu ver é justa e de pleno direito.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto permite que agentes de saúde comprem bicicletas e motos sem impostos

Brizza Cavalcante
Geraldo Resende
Resende: isenção de tributos provocam redução de 25% no preço final.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 902/11, do deputado Geraldo Resende (PMDB- MS), que isenta os agentes de saúde e os agentes de combate a endemias (mata-mosquitos) do pagamento de IPI, PIS/Pasep e Cofins na compra de bicicletas e motos de até 125 cilindradas. O projeto altera a Lei 10.865/04, que dispõe sobre as contribuições para a seguridade social.
No entanto, os agentes deverão pagar os valores atualizados desses tributos se venderem o veículo a outra pessoa que não seja profissional da mesma área, antes de dois anos da compra. Em caso de fraude, o vendedor ficará sujeito a multa e juros de acordo com a legislação em vigor.
A proposta também assegura a manutenção do crédito relativo às matérias-primas, à embalagem e ao material secundário utilizados na fabricação desses produtos. Caberá ao Poder Executivo fazer a estimativa do montante da renúncia fiscal decorrente da proposta, caso seja transformada em lei.
Transporte
Resende argumenta que a atividade desses agentes exige que se desloquem constantemente para áreas rurais e para áreas periféricas das cidades, enfrentando grandes problemas de transporte. Segundo ele, o objetivo é dar alternativa para esse transporte, pelo barateamento de bicicletas e de motocicletas de pequena cilindrada.
“A retirada do ônus tributário poderá significar uma baixa de mais 25% no preço final do bem. Embora haja uma redução na arrecadação, os benefícios da proposta dela decorrente em muito suplantarão essa aparente perda”, afirma o parlamentar.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Rachel Librelon
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL SOBRE O PISO NACIONAL HOJE


CÂMARA DOS DEPUTADOS
COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 7495, DE 2006, DO SENADO FEDERAL, QUE "REGULAMENTA OS §§ 4º E 5º DO ART. 198 DA CONSTITUIÇÃO, DISPÕE SOBRE O APROVEITAMENTO DE PESSOAL AMPARADO PELO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 2º DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 51, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2006, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" (CRIA 5.365 EMPREGOS PÚBLICOS DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, NO ÂMBITO DO QUADRO SUPLEMENTAR DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DA FUNASA) 54ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA
DIA 30/08/2011
LOCAL: Anexo II, Plenário 06
HORÁRIO: 14h



A -
Deliberação de Requerimentos:

1 -
REQUERIMENTO Nº 20/11 - do Sr. Valtenir Pereira - (PL 7495/2006) - que "requer a realização de Seminário Externo na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso, para debater a implantação do "Piso Salarial Nacional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias"".


2 -
REQUERIMENTO Nº 21/11 - do Sr. Carlos Eduardo Cadoca - que "requer a realização de Audiência Pública desta Comissão Especial na cidade de Recife - PE, com a finalidade de debater o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Tabaco

 

No Dia Mundial de Combate ao Tabaco, o Help Saúde relembra aos leitores aos malefícios desse vício que leva a morte milhares de pessoas todos os anos. O hábito de fumar não apenas pode causar câncer como prejudica muito a qualidade de vida dos fumantes, como ficar sem fôlego para curtas caminhadas, o mau-cheiro nas mãos e nas roupas e a perda progressiva do paladar. Entretanto no momento que a pessoa decide parar de fumar seu organismo passa por transformações.

O cigarro e outros tipos de fumo não causam apenas a dependência física como também a psicológica e muitas pessoas se rendem ao prazer de algumas baforadas por causa de ansiedade ou estresses do dia-a-dia. Veja o video da psiquiatra Cristiana Bardy sobre Tabagismo.

As pessoas que fumam além de fazerem mal a saúde delas mesmas, causando mal para as pessoas mais próximas que são obrigadas a aspirar a fumaça. Essas pessoas que sofrem o vício dos outros são chamadas de fumantes passivas que pode prejudicar ainda mais a saúde daqueles que nem fumam.

Para descobrir a intensidade do seu vício, faça o teste de Fagerström e tome atitudes para mudar o seu estilo de vida.

FOI SHOW DE BOLA O II - SIMPÓSIO DE EPILEPSIA E SAÚDE MENTAL.

                        Fotos: BIO acs
Coordenadores do Evento



João Hercule Presidente da ASPEPB - Coodenador Geral do Evento.
Fazendo Abertura do Evento


Drº Mario Borba - FAEPA.
Falando da Importância do Evento


 
Nos últimos dias 18, 19 e 20 de Agosto aconteceu em João Pessoa na Paraíba o II - Simpósio de Epilepsia e Saúde Mental do Estado da Paraíba, Promovido pela ASPEPB - Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraiba.

 
Foi um Show de bola, não só pelo tema, que é tão esquecido, tanto pelos Poderes Público Municipal, Estadual e Federal como também pela Sociedade.

Pois a Epilepsia para nós ainda é um bicho de sete cabeças, pois não sabemos nada a respeito desta doença, primeiro porque não nos interessamos e segundo por não ter nenhuma ação dos poderes públicos em pró deste tema, que é de tão grande importância.

Pois só mesmo participando de um evento como foi o II - Simpósio de Epilepsia e Saúde mental na Paraíba, que a gente entende melhor sobre a doença e deixa de lado o Preconceito, isso mesmo o Preconceito.

Uns dos motivos do Preconceito é não sabermos nada sobre a doênça, até mesmo para ajudar uma pessoa corretamente que esteja tendo um ataque Epilétíco.

Quando falo que esse Simpósio foi show de bola não é só pelo assunto que é tão grande importância e tão desconhecido e sim também pelos Profissionais que fizeram as Palestras, não deixaram nada a desejar, pois são Profissionais de nomes renomados em todo país.


Drº Marco Smith - CRM-PB.
Fez a abertura com o tema: AS EPILEPSIAS


Drº Marco Smith - CRM-PB.
Palestra: Ética Médica em Epilepia.



Drº Lucas Magalhães - MG.
Palestra: As Epilepsias Refratárias


Drº Lucas Magalhães-MG.
Palestra: Alcool e Drogas


 


Drº Stênio Sarmento -PB
Palestra: Cirurgia de Epilepsia.


Drª Verônica Behar



Drª Verônica Behar
Palestra:  Autismo na Infância.



Ednaldo Queiroga-PB
Palestra: Epilepsia do Lobo Temporão




Drº Renato Marchetti-USP-SP
Palestra: Crises Não Epiléticas Psicogênicas.



CAPS- João Pessoa-PB
Apresentação Cultural



CAPS- João Pessoa-PB
Apresentação Cultural




AGUARDEM A PRÓXIMA POSTAGEM DO EVENTO COM AS ENTREVISTAS E FOTOS  COM OS COMPANHEIROS AGENTES DE SAÚDE QUE PARTICIPARAM E OS VÁRIOS MUNICÍPIOS QUE AJUDARAM PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO.

Ruth Brilhant não nega intenção de se filiarem a CUT




Hoje recebi a ligação do meu amigo ACS Damião, dizendo que ligou para a dona Ruth Brilhant, presidente da CONACS e questionou a mesma sobre os boatos de filiação da CONACS a CUT.
Segundo ele Ruth disse que a CUT ofereceu apoio ao movimento dos dias 3, 4 e 5 de outubro, como carro de som, divulgação, camisa e outros e que as discussões tem sido nesse sentido.
Ruth não nega que pode-se ter uma futura filiação a CUT, pois segundo ela a vontade vem de ambas e que a partir de hoje a CONACS se aliará a todas as entidades que lutam pela regulamentação da EC 63, para o fortalecimento da  luta .

AGENDA DA SEMANA


Segunda-Feira - 29/08
Reunião no Municipio de Castanhal, para discutir as Audiências Públicas no Estado do Pará
Terça-Feira - 30/08
Pela Manhã= Reunião na Comissão Especial que analiza a Efetivação dos acs e ace no Municipio de Ananindeua e na Camâra Municipal.
TARDE= Reunião na sede do Sindsaúde
Quarta- Feira - 31/08
Visita de Base no Psf: Samambaia 
Quinta-Feira - 01/09
Plenaria Estadual da CUT e Reunião com o Dep. Eliel Faustino Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Pará
Sexta-feira - 02/09
Plenaria Estadual da CUT.

domingo, 28 de agosto de 2011

SES faz semana de ações com foco nos jovens para Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levará ações educativas e preventivas a sete escolas das redes de ensino estadual e municipal em João Pessoa.  

Neste ano, o foco da campanha contra o tabagismo são os jovens, que se tornaram alvo das empresas fabricantes de cigarro. A novidade do mercado para atrair esse público são os cigarros aditivados, com sabores, filtros coloridos e decorados. “Muitos dos jovens acabam começando o vício só por curiosidade, para saber que gosto têm, qual a sensação que provocam ou mesmo porque acham diferente ou bonito. Se a pessoa não tiver a consciência formada sobre os danos que o cigarro causa, facilmente é iniciada no vício”, alerta a enfermeira do Registro de Câncer de Base Populacional do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Vanja Lemos.

Desde o dia 23, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP) de João Pessoa, a Secretaria Estadual está realizando palestras sobre saúde bucal, preservação do meio ambiente, atividade física e doenças relacionadas ao uso do cigarro, com exibição de vídeos e peças teatrais em cinco escolas municipais e duas estaduais. As ações também contam com o apoio do grupo João Pessoa Vida Saudável que oferece dança de rua no projeto ‘Academia da Saúde’.

Programação – Na manhã da segunda-feira, o encerramento da semana de atividades acontecerá no Liceu Paraibano, com duas palestras, exibição de filmes e uma peça teatral. As escolas municipais que estão recebendo as ações são Paulo Freire (Jardim Veneza), Durmeval Trigueiro (Rangel), Virgínius da Gama e Melo (Mangabeira), Senador Ruy Carneiro (Mandacaru) e Nazinha Barbosa (Manaíra). As escolas estaduais são Alice Carneiro (Manaíra) e Liceu Paraibano (Centro).

Às 14h30, no Hotel Caiçara, haverá palestra sobe tabagismo destina a profissionais de saúde e usuários da Maternidade Frei Damião e do Hospital Clementino Fraga. A palestra também contará com a presença de representantes de integrantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Vigilâncias Sanitárias de Cabedelo e Campina Grande, Procons de João Pessoa e Cabedelo e o Procon Estadual. A SES sugeriu às 12 gerências regionais de saúde do Estado que promovam eventos alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Rede de tratamento – A SES capacita profissionais dos Centros de Tratamento do Fumante (CTF) em 37 municípios. Os CTFs funcionam nos Centros de Tratamento Integral à Saúde (Cais). Só em João Pessoa, são cinco deles nos bairros do Cristo, Mangabeira, Jaguaribe, Mandacaru e Rangel.
Os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco – pulmão, esôfago e laringe – são o Napoleão Laureano, Oncoclínica e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (Fap) e Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), ambos em Campina Grande.

Números na Paraíba – Há 511.480 fumantes paraibanos e 99.720 deles (19,49% do total) estão em João Pessoa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o Estado, 2.560 pessoas morrem por ano em decorrência do uso do cigarro.

Estatísticas do Inca indicam que, de janeiro a julho deste ano, 206 pessoas morreram na Paraíba em decorrência de câncer de esôfago, laringe e pulmão, 19,21% menos que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 255 óbitos relacionados a essas doenças. O uso do cigarro ainda pode potencializar a ocorrência de câncer em outros órgãos do corpo, caso o usuário já tenha alguma predisposição.

Nos últimos dois anos foram registrados óbitos pelos três tipos de câncer em 120 municípios paraibanos. A maior incidência foi verificada em João Pessoa, com 162 óbitos, seguido por Campina Grande, com 81; Santa Rita, com 28 casos; Patos, com 21 e Cabedelo, com 17 casos. Desde o início de 2010, a doença foi causa da morte de 590 pessoas.

Parlamentares se reúnem com Agentes de Saúde para discutir problemas da categoria e buscar soluções na Paraiba

Com as presenças de deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras autoridades a Câmara dos Deputados, através de Comissão Especial, promoveu Seminário nesta sexta-feira, no auditório do SESC Centro, em Campina Grande, com os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba.

 
O objetivo é discutir assuntos de interesse da categoria e balizar os próximos passos a serem dados para beneficiar esses trabalhadores, inclusive, apontando para o deslocamento até Brasília, no sentido de sensibilizar o Governo Federal e o Congresso Nacional para contemplar os trabalhadores.

A proposta do evento partiu do deputado federal Romero Rodrigues, e contou com as presenças de diversas lideranças da categoria, além dos deputados Efraim Filho, Toinho do Sopão, os representantes do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes, os vereadores Tovar Correia Lima e Joselito Germano, dentre outras personalidades.


As dependências do auditório do SESC ficaram completamente lotadas por Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba e os convidados.

Foram discutidos temas como a aprovação do Piso Nacional para a categoria, o PCCR, Seguridade Social, a Emenda 29 que destina mais recursos para a saúde e outras matérias interessantes.

O Seminário para tratar da apreciação do PL 7495/06, e demais Projetos de Lei que tratam do regime Jurídico, Piso Salarial Profissional Nacional, as Diretrizes do Plano de Carreira e a Regulamentação das Atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, contou com as presenças de deputados membros da Comissão Especial, representantes da Federação e das Associações de ACS e ACE do Estado da Paraíba.


O deputado federal Romero Rodrigues recentemente se reuniu com lideranças dos sindicatos e associações dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba, no Salão Azul da Câmara Municipal, para discutir a realização do evento com a presença de agentes de todo o Estado e a Comissão Especial Parlamentar da Câmara dos Deputados.

A Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 7495, de 2006, do Senado Federal, que “cria 5.365 empregos públicos de Agente de Combate às Endemias, no âmbito do Quadro Suplementar de Combate às Endemias da FUNASA”, aprovou em sua reunião, requerimento de autoria do deputado Romero Rodrigues, para que seja realizado um Seminário na cidade de Campina Grande-PB, para debater o Projeto de Lei nº 7495 de 2006 e seus apensos.

Em sua justificativa, Romero enfatizou a importância das atividades desenvolvidas pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, profissionais reconhecidos em todo o país, pelos inegáveis serviços prestados à manutenção da saúde da população brasileira, atendendo principalmente aos mais pobres.


Romero prosseguiu dizendo que “Esses profissionais, já obtiveram muitas conquistas, mais ainda falta muito para que suas atividades tenham corrigidas diversas distorções, principalmente no tocante ao vínculo empregatício e ao piso salarial.”

Ele destacou também que “a Câmara Federal instalou essa Comissão Especial, para tratar especificamente dos temas ligados aos ACS e ACE, e é justo que levemos essas discussões para os Estados, mais próximos dessas categorias profissionais, para tornar o debate mais rico e esclarecedor”.

Rodrigues também é autor do Projeto de Lei 658, de 2011, que “Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para regulamentar a EC nº 63/10, instituir o piso salarial profissional nacional, as Diretrizes do Plano de Carreira, o Curso Técnico das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias”. Esta proposta do deputado, que será também analisada pela Comissão Especial, propõe um piso salarial de Rr$ 1.090,00l (um mil e noventa reais), para essas categorias, o que equivale a dois salários mínimos.
 

Deputados recebem ACS na Assembleia na Paraiba

O auditório João Eudes da Nóbrega ficou lotado de representantes dos agentes de diversos municípios paraibanos, à exemplo de Sapé, Gurinhém, Capim, Patos, e outros que apresentaram na ocasião os pleitos da categoria na Paraíba. 

Também estiveram presentes os deputados federais paraibanos Wilson Filho (PMDB), Luiz Couto (PT), Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PMDB) e Romero Rodrigues (PSDB), e Benjamin Maranhão (PMDB).
Os debates sobre o projeto de lei n° 7495/2006, do Senado Federal, e que trata da questão, estão sendo levados a diversos Estados. 

Durante as discussões foi explicitado que a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) propõe a fixação do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e Combate a Endemias (ACE) em R$ 1.090 de forma escalonada, além da questão da regulamentação do exercício profissional em alguns municípios.Também foi destacada a mobilização em âmbito estadual do Poder Executivo em prol do pleito.

A proposta de escalonamento para a implantação do Piso Salarial da categoria é a seguinte: I) 2011/2012 – nos doze primeiros meses após a aprovação do piso R$ 763; II) 2013/2014 – do 13° ao 24° mês, R$ 872; III) 2014/2015 – do 25° ao 36° mês, R$ 951 e IV) (2015) – à partir do 37°, R$ 1.090. Segundo a proposta, deverá ser fixado o mesmo índice utilizado pelo Governo Federal na correção do salário mínimo.
O relator da matéria, deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) participou dando explicações sobre o projeto.Ele garantiu que fará os contatos necessários com o governador Ricardo Coutinho e com o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra para tratar da regulamentação e do piso nacional. 

O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), autor da propositura para a realização do seminário na ALPB, destacou a relevância do evento como forma de contribuir para a construção de um documento único nacionalmente, já que tramitam no Congresso outros projetos de teor semelhante.
“É uma reivindicação justa e legítima de uma categoria que tem feito um trabalho belíssimo e fundamental melhorando a saúde. Na Paraíba a população reconhece isso e o Poder Legislativo também recepcionando a Câmara e abrindo as portas para essas discussões”, ressaltou Raniery. 

A presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Litoral, Vale e Brejo, Célia Marques afirmou que as discussões foram produtivas, na medida em que representaram um ponto de partida e mobilizaram tanto a categoria quanto os parlamentares. 

“É uma conquista. Saímos daqui mais animados e confiantes para as discussões que terão continuidade na próxima sexta em Campina Grande, com outros participantes, como os representantes do Ministério da Saúde”, ressaltou ela. 

III CONEACS's Cachoeira Grande


O III CONEACS Congresso Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias realizado pelos sindicatos de São Luis, Cachoeira Grande, Formosa da Serra Negra e Grajaú, foi um sucesso total com o tema: "Valorizar é Incentivar" onde se abordou o Piso Salarial Nacional e a luta pelo Incentivo Financeiro Estadual, teve ampla discussão entre outras palestras que aconteceu no congresso como a Lei " Maria da Penha" os direitos da mulher, direitos dos trabalhadores acs's e ace's, alem do CEREST/Regional São Luis que palestrou sobre " saúde do trabalhador" e os companheiros da Nova Central Sindical ( NCST/MA) que teve representantes do Rio de Janeiro, Brasilia e o presidente da Nova Central do Maranhão, senhor Henrique.
O Congresso decidiu que todos continuarão na luta pelos incentivos e piso nacional, saindo do congresso a decisão de Mobilização na capital e nos municípios, cobrando também dos gestores municipais sua participação tanto no piso nacional como no incentivo financeiro estadual.
O companheiro Sergio Gutemberg, criticou a politica de saúde do estado, responsabilizou a falta de incentivo financeiro do estado aos acs's e ace's do governo Roseana, que só tem interesse em saúde de alta complexabilidade, também criticou a falta de apoio dos prefeitos para com o piso nacional e incentivo financeiro estadual mais que os mesmos gostam de fazer parceria com o estado colocando os serviços na costa do já tão sofrido acs's e cae's, a nivel nacional criticou uma confederação que só se importa com os lofotes politicos e aqui no maranhão a federação ainda não sabe se e conacs ou femacs porque falam mais de Brasilia do que dos problemas do nossos acs's e ace's, na verdade não conhecem nossa realidade afirmou.
O CONEACS e um espaço para divulgar os municípios, integrar os acs's e ace's, trocar as experiencias e seus problemas isso e trabalhar para melhorar os companheiros do interior do estado, todos os presentes confirmaram que os sindicatos municipais são a melhor opção de organização dos acs's e ace's, mostraram como eram quando estavam ligados a um sistema injusto que só beneficiava o município sede, hoje todos estão com seus sindicato organizados e montados.
O CONEACS, encerrou suas atividades com uma grande passeata pela cidade de Cachoeira Grande onde uma multidão acompanhou e parabenizou o evento na cidade.

SEMINARIO NO MARANHAO FOI IGUAL AOS OUTROS SEM NOVIDADES


A comissão especial que trata do piso nacional dos acs e ace realizou seminário no Maranhão sexta-feira (26), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana o seminário no Maranhão é o quinto dentre os eventos realizados no país  a federação dos agentes do maranhão conseguiu reuniu mais de 5(cinco) mil profissionais acs e ace dos 217 municípios maranhenses. Participaram também do evento deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, gestores municipais e regionais de saúde.
No encontro, foram discutidas a regulamentação das emendas constitucionais nº 63, que institui o piso salarial nacional dos ACS e ACE e a badalada emenda  nº 29, que estabelece percentuais mínimos de investimentos na saúde.

Todos os políticos como sempre reconheceram a importância do trabalho dos agentes comunitários de Saúde e de Combate às Edemias, profissionais que são fundamentais para garantir melhorias na saúde pública do estado. o mesmo papo de sempre

O presidente da Comissão Especial da Câmara Federal, responsável pela regulamentação da Emenda Constitucional nº63, que institui o piso salarial nacional dos Acs e Ace informou que estão sendo realizados seminários semelhantes em todo o país.
 A presidente da Confederação Nacional da categoria, Rute Brilhante aproveitou a oportunidade e reforçou o convite motivando a todos os presente para estarem em Brasília dias 03/04/05 de outubro numa grande mobilização nacional

Uma agente de saúde esquentou as discuçoes com uma pergunta para a comissão dos deputados  ,Como é que para aumentar o  salario dos deputados é da noite para o dia e dos acs tem que se rescalonado ate 2015. Ela foi aplaudida em massa pelo os presentes .
Resumindo a historia o Seminário não respondeu as expectativas dos acs e ace presente assim como os outro já realizados no pais

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O povo é barrado em Brasília


Nesta ultima quarta feira 24 de Agosto de 2011, centenas de pessoas, entre elas trabalhadores, usuários e gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) foram barrados quando tentavam, entrar para acompanhar a Audiência Pública que se tratava da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (EC 29), já na chegado ao ANEXO 03 onde seria a entrada específica de quem iria acompanhar o debate, fomos informados pela segurança da casa de que o Plenário 07,onde ocorreria a Audiência, se encontrava lotado, pedindo então para que aguardássemos, pois outro local maior estaria sendo providência do para que comportasse todos ali presente.


Diante desta informação, as pessoas começaram a reclamar, pois se encontravam sob sol forte e começaram a pedir para entrarem, foi quando apareceu dois deputados, um de Minas e outro da Bahia, pediram para que os seguranças deixassem o povo entrar, e isso aconteceu, mas a confusão não parou por ai, pois só tiraram o povo do sol, mas não permitiram a entrado no plenário, onde ocorreria a Audiência. Neste momento o povo começou com palavras de ordem gritando " O sus unido jamais será vencido, o sus unido jamais será vencido", foi um tumulto só um cordão de isolamento foi feito por parte da segurança a todo momento o povo ameaçava invadir e um grupo mais ousado, até conseguiu, mas logo a segurança foi reforçada.


Como este impasse estava dificultando a entrada mesmo dos profissionais da casa e até de deputados, o jeito foi construir uma saída, e ela veio quando o deputado que anteriormente tentou facilitar a entrada, propôs que todos fossem para o salão branco da congresso e foi o que aconteceu, mas como era previsto, quando chegamos na entrada do congresso já tinha lá um forte esquema policial que mas uma vez deixou o povo no sol por volta de uns quinze minutos, até quando os seguranças veio e enfim autorizou a entrada de todos para o salão branco onde ocorreu de fato a audiência, mas deixo aqui a minha indignação com o descaso em que fomos tratados, para que proibir a entrada de eleitores que colocaram essa "corja" no poder? temos somente o direito do voto e mais nada? cadê a democracia?


Bem uma vez todos acomodados, deu inicio as falas, onde vários deputados colocaram seus manifestos de apoio a EC 29 tanto oposição quanto situação se mostraram favorável a regulamentação da emenda.


A representante da CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social) Maria fez a sua fala e defendeu com maestría a necessidade de se regulamentar a EC 29.


Ficou estabelecido que, a emenda poderá ser votada no próximo dia quinze de Setembro.


Apesar dos contra tempos avalio como positivo este evento, e entendo que no dia quinze o congresso tenha mais respeito com o povo brasileiro que é os responsáveis por esses políticos estarem a onde estão.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

II ENCONTRO DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Mobilização dos agentes comunitários em Brasília nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

O deputado federal Giroto (PR-MS) apóia a mobilização dos agentes comunitários na capital federal nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Nesta data, cerca de 10 mil trabalhadores vão estar na capital federal em defesa dos direitos da categoria. A afirmação foi feita ao presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande (Sidem), Marcos Tabosa, no início da noite de terça-feira (24).
De acordo com Tabosa, a categoria vai ficar acampada em Brasília pelos três dias com objetivo de sensibilizar o Ministério da Saúde para que mande um projeto de lei ao Congresso Nacional instituindo o piso nacional dos agentes comunitários. “O piso será escalonada até 2015”, enfatizou o presidente da entidade sindical, explicando que para garantir o recurso necessário ao pagamento dos salários a proposta é atrelar o piso à Emenda Constitucional 29, que estipula valores mínimos a serem aplicados pelo Executivo na área de Saúde. “Nosso objetivo é evitar um impacto imediato na folha de pagamento das prefeituras e ao mesmo tempo garantir receita para o setor”, destacou Tabosa.

Giroto enfatizou que “o piso nacional é uma luta justa da categoria pelo excelente trabalho que realizam, mas pelo grande número de trabalhadores envolvidos é necessário viabilizar os recursos para que o caixa das prefeituras não entre em colapso”.


Em todo o Brasil são 300 mil agentes comunitários, de acordo com Tabosa, explicando que ontem representantes de oito federações da categoria estiveram reunidos em Brasília para organizar a mobilização em outubro
.

ASSOCIAÇÃO DOS ACS DE PAULISTA-PE. TEM AS CONTAS REPROVADAS MAIS UMA VEZ.

Ontem em Reunião Convocada pelo Conselho Fiscal da AACSP- Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Paulista-PE, e a Diretoria Executiva, Onde foi  Reprovada mais uma vez as Contas da Entidade.

Está já é a terceira vez seguida que a Associação dos ACS de Paulista, tem as Contas reprovadas na Gestão da Presidente Maiza Martins.

A Companheira Telma Santiago, Presidente do Conselho Fiscal, ontem mesmo, após reunião entregou sua Carta de Afastamento da Diretoria da Associação.

E outros  Diretores também prometeram que também vão sair desta Diretoria.


COMPANHEIROS ACS DE PAULISTA-PE, ACHO QUE JÁ ESTÁ MAIS QUE NA HORA DE FORMARMOS UMA COMISSÃO DE ASSOCIADOS E IRMOS ATÉ O MINISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO, PARA PEDIRMOS A PROMOTORA UMA NOVA ELEIÇÃO PARA NOSSA ASSOCIAÇÃO.

POIS NÃO PODEMOS DEIXAR NOSSA ASSOCIAÇÃO  SE ACABAR NA MÃOS DE PESSOAS QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM A NOSSA CATEGORIA.

O COMPANHEIRO(A) QUE QUISER FAZER PARTE DESTA COMISSÃO, LIGUE PARA MIM:

BIO ACS - 8816 4242   OU
                    9731 8219.

PARA MARCARMOS UMA DATA PARA IRMOS TODOS JUNTOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, O MAIS BREVE POSSIVEL.


UM ABRAÇO Á TODOS.


* UNIDOS SEMPRE POR NOSSA CATEGORIA

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A pedrinha

Confie...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

Acupuntura para crianças

A acupuntura tradicional chinesa tem como objetivo recuperar o equilíbrio energético restaurando por completo a saúde. O equilíbrio energético proporciona melhora do sono, diminuição da ansiedade, melhora do funcionamento orgânico em geral, aumento da circulação e absorção de nutrientes, ativação da produção de colágeno e elastina, melhor oxigenação celular e eliminação das toxinas. Tem grande eficácia no tratamento de diversas patologias e lesões, não apresenta efeitos secundários nocivos e tem ação preventiva. O campo de atuação da acupuntura é imenso, podendo ser usada em todo e qualquer problema de saúde, desde os mais simples até os mais complexos.

A acupuntura pediátrica tem como diferencial a forma de atendimento da criança e o tipo de estímulo utilizado. Sementes ou esferas metálicas são utilizadas como estímulo ao invés de agulhas, o que torna o tratamento totalmente indolor, podendo ser complementada com outros recursos, como a auriculoterapia e acupuntura auricular. A aplicação da acupuntura é feita em meio a diversas atividades lúdicas o que torna o tratamento prazeroso para a criança.

As crianças maiores de 7 anos apresentam melhor resultado com o uso de agulhas, sendo que bebês e crianças até 7 anos respondem muito bem aos estímulos com sementes ou esferas metálicas.

A freqüência das aplicações varia de acordo com o quadro clínico da criança, sendo em média 1 vez por semana e assim que possível a criança deve receber alta para 15 em 15 dias, até passar para 1 vez ao mês, ficando a critério dos pais seguir ou não com o tratamento preventivo. Na criança saudável é realizado apenas o tratamento preventivo onde são realizadas 3 sessões com intervalo de 1 semana, 1 sessão com intervalo de 15 dias e as sessões seguintes são realizadas 1 vez por mês.

O sistema imunológico da criança não esta adequadamente preparado, o que faz com que ela sofra mais o impacto das viroses, principalmente as crianças que freqüentam a educação infantil ou as que freqüentam creches e berçários, apresentando uma freqüência maior de aparecimento.

A acupuntura pediátrica preventiva tem como objetivo diminuir a incidência das doenças e afecções freqüentes na criança, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o equilíbrio energético. Ela ajuda a diminuir a freqüência de aparecimento de várias doenças e afecções como as viroses respiratórias, como a gripe e o resfriado, viroses intestinais, ajuda a espaçar as crises de asma, bem como diminuir seus sintomas.

Nas crianças que já apresentam algum tipo de virose ou doença respiratória, o tratamento através da acupuntura busca melhorar todo quadro sintomático, espaçar as crises e como na acupuntura pediátrica preventiva busca promover o equilíbrio energético e o fortalecimento do sistema imunológico.

Além da acupuntura pediátrica prevenir diversas doenças e afecções na criança, ela também é utilizada no tratamento de diversas enfermidades físicas e psíquicas e nos tratamentos de dores em geral. Apresenta ótimos resultados no tratamento das doenças respiratórias como bronquite, asma, rinite, sinusite, no tratamento de cólica, enurese noturna (xixi na cama),hiperatividade, falta de apetite,déficit de aprendizado e distúrbios do sono.

As sessões de acupuntura pediátrica com a Dra. Claudinéa Yamashiro são diferenciadas para cada faixa etária e acontecem de forma lúdica. A mãe também tem direito ao tratamento pela acupuntura junto com a criança, uma vez que a saúde da mãe é de fundamental importância para o bem estar e a saúde da criança. Dessa forma, é possível favorecer a saúde e o equilíbrio energético da mãe e da criança, contribuindo para um crescimento saudável e feliz.

Mais saúde em Ananindeua: Nova UBS do Icuí tem capacidade de atender 12 mil pessoas

 




Os moradores de Ananindeua e principalmente do Icuí e região terão agora mais qualidade de vida com a inauguração, no último sábado, da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), com 300 metros quadrados, no bairro. Na unidade serão prestados os serviços de assistência a saúde do homem, pré-natal, exame preventivo, planejamento familiar, vacinação, atendimentos odontológico, à Hipertensão, a Diabetes e à Hanseníase. A expectativa é que 12 mil pessoas possam ser atendidas na UBS. Com essa já são 44 Unidades de Saúde da Família, das quais 24 entregues na minha gestão. E posso garantir que os investimentos em Saúde não vão parar por aqui !

Comissão do piso salarial dos agentes de saúde vota requerimentos


A comissão especial que analisa a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias se reúne, nesta terça-feira (23), para votar requerimentos.

A comissão especial foi criada para avaliar o Projeto de Lei 7495/06, do Senado, que regulamenta as atividades dos agentes e cria cargos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Diversas outras propostas tramitam em conjunto, como o PL 6111/09, que define o piso nacional da categoria em R$ 930 mensais para profissionais com formação em nível médio.

A Emenda à Constituição 63, de fevereiro de 2010, estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso salarial nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.

Íntegra da proposta:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...