Em 1859, o suíço Jean Henry Dunant vivenciava os horrores da guerra nos campos de Solferino, no norte da Itália. A visão de milhares de soldados feridos resultou numa ideia visionária: a implementação de voluntários, que protegidos por um tratado internacional, ajudariam os enfermos e necessitados durante estas situações. A ideia foi bem aceita, e no ano de 1863, uma convenção em Genebra composta por 16 países e quatro instituições filantrópicas oficializou a criação da Cruz Vermelha Internacional. O Dia da Cruz Vermelha Internacional é realizado no dia do nascimento de seu fundador: 8 de maio.
A Cruz Vermelha está presente em 171 países e possui mais de 350 milhões de voluntários. Já recebeu diversos reconhecimentos internacionais, como o prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo principal é prevenir a vida e a saúde humana, independente de raça, religião e classe social. Uma das frases da entidade é “Sono Fratelli” ou “ São irmãos”, dita por Henry Dunant durante a guerra na Itália, que representa essa intenção de ajudar ao próximo independente de quem seja.
O movimento é composto por três partes distintas: o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FIRC) e a Sociedade da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Esta última está presente em quase todos os países do globo e atua através de ações humanitárias, muitas vezes relacionadas ao sistema nacional de saúde, através de serviços médicos de emergência.
No Brasil, a Cruz Vermelha é uma entidade civil, filantrópica e independente, sediada desde 1908 na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, possui filiais em 16 estados brasileiros. Seus principais objetivos no país são prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com imparcialidade, e sem distinção de raça, nacionalidade, nível social, religião e opinião política. Para maximizar seus resultados, a CV tem cooperado com as Forças Armadas Brasileiras em diversas situações. Ela também participa da preparação de militares brasileiros enviados em missões de paz a outros países.
Resguardada por tratados internacionais, a CV já atuou em diversos momentos cruciais da história humana, como as I e II Guerras Mundiais. Foi fundamental na composição de acordos de paz em diversas situações e foi responsável pela maioria das principais ações humanitárias no século XX.
Fonte: Editoria HelpSaúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.