JESABEL ACS COM ORGULHO

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sespa apresenta cronograma da campanha de vacinação contra o HPV

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou a mobilização para a campanha nacional de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), principal causador do câncer do colo do útero. O esquema vacinal foi apresentado nesta quarta-feira (29), na secretaria, aos representantes das coordenações estaduais de Saúde da Mulher, do Adolescente e Mobilização Social. Também participaram da reunião profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), do Comitê Estadual de Controle de Câncer de Colo do Útero e Mama e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems-PA).
A primeira etapa da vacinação começará no dia 10 de março, e prosseguirá até o dia 10 de abril. A ação é destinada a meninas com idade entre 11 e 13 anos. Outras etapas da vacinação serão realizadas em setembro deste ano, e uma terceira em março de 2019, cinco anos após a aplicação da primeira dose. As campanhas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas das redes pública e privada. Em 2015, serão vacinadas meninas de 09 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 09 anos.
Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, há mais de 100 tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio da relação sexual. Ela explicou que a vacina aplicada, a quadrivalente, protege contra os quatro genótipos mais recorrentes de HPV: 06, 11, 16 e 18, sendo os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais, e os dois últimos a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Articulação – A meta da campanha é vacinar 100% do público escolhido. O mínimo (80%) equivale a 204.991 mil meninas vacinadas em todo o Pará. Na população indígena, a idade para o público imunizado é de 09 a 13 anos. “É fundamental a articulação dos profissionais envolvidos. Temos que seguir rigorosamente o cronograma das doses e, principalmente a faixa etária a ser vacinada”, ressaltou Jaíra Ataíde.
O HPV é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo uterino, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. Estima-se que mais de 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras do HPV. No Brasil, aproximadamente 685 mil pessoas são infectadas pelo vírus a cada ano, e 4.800 mulheres morrem em decorrência do câncer de colo do útero.
Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, o câncer de colo do útero é o segundo mais diagnosticado entre a população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama. “O câncer de útero também é a causa mais frequente de internação no Hospital Ophir Loyola. Com certeza, a vacina será mais um reforço para combater a doença”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam comedidos em seus comentarios colegas! OBRIGADO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...