JESABEL ACS COM ORGULHO

sexta-feira, 23 de março de 2012

BIO ACS E NOSSO BLOG, CONFIRMA PRESENÇA NA ASSEMBLÉIA GERAL DOS AGENTES DE SAÚDE EM LUZIÂNIA-GO.





Companheiros de todo Brasil, Eu BIO ACS e Nosso Blog estaremos presente na Assembléia Geral dos Agentes de Saúde em Luziânia-GO, Nos dias 26,27,28 e 29 de Março/2012. Convocada pela CONACS - Confederação Nacional do Agentes Comunitários de Saúde.

Pois nossa solicitação para irmos ao evento foi atendida pela Secretaria de Saúde do Paulista-PE, Na pessoa da Srª Terezinha Mouzinho, Secretária de Saúde do Município.

Pois estaremos lá se Deus Quiser, para darmos nossa contribuição e cobrirmos o evento, para passarmos em 1ª mão para nossos Companheiros em todo País.

Companheiros prometo tenta fazer o melhor possível, para deixa os Companheiros bem informados de tudo que acontecer no evento.

E nesta luta, não estarei só estou indo com mais 04(quatro), Companheiros de Paulista-PE.

                                  FOTO: BIO ACS
DA ESQUERDA P/ DIREITA- ACS TELMA,  ACS NATAN, ACE ANGELICA E O ACE WASHINGTON.



BIO ACS

A CATEGORIA EM 1° LUGAR.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE


 RECOMENDAÇÃO Nº 003, DE 15 DE MARÇO DE 2012


O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Ducentésima Trigésima Primeira Reunião Ordinária, realizada nos dias 14 e 15 de março de 2012, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e pelo Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006, e

considerando que compete ao Conselho Nacional de Saúde o estabelecimento das diretrizes para a “elaboração dos planos de saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços em cada jurisdição administrativa”, nos termos do art. 37 da Lei nº. 8080/90;
considerando que compete aos Conselhos de Saúde atuar “na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo” nos termos do §2º do art.1º da Lei nº 8142/90; e
considerando que compete aos Conselhos de Saúde “deliberar sobre as diretrizes para o estabelecimento de prioridades” para as ações e serviços públicos de saúde pelo respectivo gestor federal, estadual, distrital ou municipal, que deverão constar no Plano de Saúde, no Plano Plurianual, na Programação Anual de Saúde, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, na Lei Orçamentária Anual com o objetivo de dar cumprimento aos dispositivos da Lei Complementar nº 141/2012, conforme estabelece o §4º do art. 30 da citada Lei Complementar.

Recomenda ao Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde e as  Secretarias Municipais de Saúde:

O cumprimento imediato das resoluções e recomendações estabelecidas pelos Conselhos de Saúde nas três esferas de governo para:
-     A formulação de estratégias para a implementação da respectiva política de saúde;
-     A incorporação das diretrizes fixadas para o estabelecimento de prioridades nos processos de planejamento e de execução orçamentária e financeira no âmbito do Sistema Único de Saúde (Sistema Único de Saúde);
-     O cumprimento dos dispositivos da Constituição Federal, da Lei nº 8080/90, da Lei nº 8142/90 e da Lei Complementar nº 141/2012 sobre a aplicação mínima em ações e serviços públicos de saúde, sobre os critérios para as transferências intergovernamentais de recursos no âmbito do SUS e sobre o processo de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde. 



Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Ducentésima Trigésima Primeira Reunião Ordinária.

terça-feira, 20 de março de 2012

GRANDE MOVIMENTO DOS AGENTES DE SAÚDE, CHAMA A ATENÇÃO DA IMPRESA, DA POPULAÇÃO E PARA O CENTRO DA CAPITAL PERNAMBUCANA.

 Os Agentes de Saúde de Recife-PE, e o SINDACS-PE. estão de Parabéns pela Mobilização de Ontem, 19/03 no Centro do Recife.









O movimento foi tão importante que superou as expectativas, pois chamou a atenção da população, da impresa, do gestor e teve a adesão dos professores do Recife os quais estão em ESTADO DE GREVE.
























Depois da Passeata percorrer várias avenidas do centro do Recife, chegou até o seu destino, A sede da Prefeitura da Cidade,  Onde uma Comissão foi recebida pelo Secretário de Administração Sr° Darcio Rossiter, A respeito da pauta de reinvidicação a mais de 03(três) meses sem resposta.

Onde ficou marcado uma reunião com Secretário de Saúde e a Diretoria do SINDACS-PE, nesta Terça-feira dia 20/03 às 09:00 Horas.

E o SINDACS-PE, marcou com a Categoria para o dia, 21/03 às 09:00 Horas, no Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, para passa os informe de tudo que aconteceu na reunião.
                           













Vários veiculos de comunicação estiveram fazendo a cobertura do evento.




Nesta foto está a Companheira da Diretoria do SINDACS-PE, dando uma entrevista para o radialista Claúdio Santana da Rádio Conexão Jovem 104,3 FM.
Onde ele tem um Programa chamado " Conexão é Notícia " de Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 09:00 Horas.




segunda-feira, 19 de março de 2012

Novo valor para o incentivo dos Agentes Comunitários de Saúde

                              PORTARIA Nº 459, DE 15 DE MARÇO DE 2012
       Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde.
 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e 
Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica; e,
Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente às equipes de Saúde da Família, às equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, resolve:
Art. 1º Fica fixado em R$ 871,00 (oitocentos e setenta e um reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família.
Parágrafo único. No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.
Art. 2º Os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.2015.20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência janeiro de 2012.
ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

Assembléia Geral do Sindsaú- Ananindeua


          Convocação
     Assembleia Geral

     Pelo presente Edital o Sindicato dos trabalhadores em saúde no estado do Pará - SINDSAÚDE/PA - Seção Ananindeua.

      Convoca todos os Trabalhadores em Saúde que desenvolve a função de Enfermeiros (as) de ESF e Generalista, Assistentes Sociais e Odontologo, no Município de Ananindeua, para participarem da assembléia geral com seguinte pauta:

1.    Perdas Salariais
                                                                       
Data: 22/03/2012

Hora: 10:00hs                                                                                                 

Local: CASA DE SHOW RECREIO

Endereço: Estrada do Maguari ao lado da Yamada  Ananindeua.




CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Novo sistema de cadastro vai mapear dados dos conselhos de saúde do Brasil




O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lança na próxima quarta-feira (14) o novo Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS), durante a 231ª Reunião Ordinária do Pleno, em Brasília (DF). A ferramenta de cadastro pretende levantar dados atualizados dos 5.565 conselhos municipais, dos 26 estaduais e do Distrito Federal com o objetivo de conhecer melhor a atual composição dos colegiados, cumprimento de paridade, entre outros aspectos. 

De acordo com a secretária executiva do CNS, Rozângela Camapum, as informações mais recentes dos conselhos são de 2008, o que tem dificultado o acompanhamento das mudanças sofridas pelos colegiados como novas entidades participantes, alterações na presidência e secretaria executiva. Com a implantação do SIACS será possível a inserção de documentos normativos, como leis, decretos e portarias de determinado conselho, além de dados relacionados à dotação orçamentária e possibilidade de cadastramento de suplentes.

“O prazo do envio das informações é de junho de 2012 e os conselhos estaduais têm fundamental importância em comunicar os municípios sobre a necessidade do preenchimento no novo sistema”, ressalta a secretária executiva do CNS.

Além de mapear os dados dos colegiados, a intenção é avaliar a efetividade do papel dos conselhos e identificar os municípios que não cumprem as disposições da lei n° 8.142/90 e da Resolução CNS n° 333/03. Segundo os últimos dados de 2008 do Ministério da Saúde, dos 5.541 conselhos cadastrados 3.712 não cumpriam a paridade (50% de usuário, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores), ou seja, 66,9% dos colegiados.

Piloto
Em fevereiro foi realizada uma fase piloto de recadastramento com os conselhos estaduais do Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Sul, Distrito Federal. O Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro também participou dos testes. De acordo com os técnicos do CNS o sistema funcionou conforme o esperado.

Saiba Mais
O cadastro dos conselhos de saúde foi criado em 2005 após uma deliberação da 12ª Conferência Nacional de Saúde, que solicitava um mecanismo capaz de concentrar as informações dos conselhos. Passados, sete anos de sua implementação, o cadastro foi reformulado para atender a novas demandas e tornar o sistema de fácil acesso ao usuário.

Para ter acesso ao SIACS, o presidente ou secretária executiva do Conselho deverá entrar no site do CNS (www.conselho.saude.gov.br) e clicar na logomarca do Sistema que está em destaque na página inicial.


Serviço:
Lançamento do Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde
Data: 14 de março de 2012
Horário: a partir das 9h
Local: Plenário do Conselho Nacional de Saúde “Omilton Visconde”
Ministério da Saúde, Anexo B, 1º andar


Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...