JESABEL ACS COM ORGULHO

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Encontro Estadual do MOPS 2 e 3 de março 2012

Contribua com a organização e debate da construção o 8º ENCONTRO ESTADUAL DO MOPS DO PARÁ, previsto para acontecer em 02 E 03 DE MARÇO na CMB e 04 DE MARÇO na ARCO.
Contamos com a participação de conselheiros de Políticas Públicas, educadores populares, estudantes, movimentos sociais, trabalhadores da saúde , usuários do SUS e todos aqueles que queiram contribuir para este Espaço em qualquer parte do planeta Terra.
A metodologia que se propõe ao 8º Encontro Estadual do MOPS é a "autogestão", é a formação circular e horizontal entre os participantes no processo da construção e execução do Encontro. Todos participantes decidem e executam ações e atividades em um nível de igualdade, sem que haja uma hierarquização do processo. Assim, não teremos meros participantes, mas militantes ativos em constante processo de ensino/aprendizagem. No processo do Encontro você decide
sobre seu funcionamento e se compromete com essas decisões e  encaminhamentos. Constrói o espaço que utiliza e é responsável pelas ações que proporcionam uma ocupação consciente e responsável. Dessa forma cria-se um elo de construção que aprimora a nova maneira de fazer política que não reproduz as relações desiguais e individualistas.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
(Albert Einsten)



Saúde e Paz!
Gerson Domont
(91) 8122 9641

"Temos de nos arrepender nesta geração, não tanto pelas más ações das pessoas más, mas sim pelo silêncio assustador das pessoas boas". (Martin Luther King).

PEC proíbe terceirização nos serviços públicos de saúde

David Ribeiro
Lourival Mendes
Lourival Mendes: terceirização prejudica a qualidade da saúde pública.
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/12, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que proíbe a terceirização e a privatização da mão de obra dos serviços e das ações de saúde pública. Segundo o texto, essas ações deverão ser executadas diretamente pelo Estado, exceto nos casos de tratados e acordos internacionais.
Atualmente, a Constituição permite que as ações de saúde sejam executadas por terceiros e também por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Lourival Mendes argumenta que a terceirização nos serviços de saúde pública provoca a precarização das relações de trabalho e impede a educação continuada e qualificada dos profissionais do setor, que é caracterizado pela rotatividade.
“Em saúde, todas as atividades são essenciais. A terceirização prejudica a qualidade da assistência prestada pelo Estado, pois em tão pouco tempo não é possível treinar, qualificar e fiscalizar os profissionais que cuidam da saúde dos cidadãos”, afirma o parlamentar.
Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto a sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semana do Dia da Mulher terá programação na UFPA

Na semana em que a figura feminina é homenageada mundialmente, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Mulheres Amazônidas: imagens, cenários e histórias”, o evento será realizado no período de 5 a 8 de março,  com amostra de filmes, debates temáticos, apresentação de coral, Feira de Talentos da UFPA e lançamentos de livro. A realização é resultado de um trabalho conjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” (Gepem) com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida/ Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.

Debates e filmes - No dia 5 de março, haverá debate com o tema “enfoque sobre o cotidiano das mulheres trabalhadoras que têm filhos pra cuidar”, com a exibição do filme norte-americano Mãe em Apuros, de Katherine Dieckmann. No dia 6, o debate será sobre “a violência doméstica e sexual contra as mulheres”, quando será analisado o filme espanhol Pelos meus olhos, de Iciar Bollain. No dia 7, o curta metragem paraense Ribeirinhos do Asfalto , de Jorane Castro, será base para o debate “a relação da família amazônica da zona rural com o sonho da melhoria de vida na zona urbana.” Toda a programação será realizada no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), das 14h às 18h.

Música - No dia 8, ainda no auditório do IFCH, às 9h, terá apresentação do Coral “Flor de Lótus”, com a regência do professor Dione Lima Santos e, logo em seguida, haverá um seminário temático, com o debate sobre “Mulher e Gênero: Conhecimento e Ação Política.”

Literatura – Também no dia 8, às 18h, no Cinema Olímpia, será relançado o livro Mulheres Amazônidas: Imagens cenários e histórias, organizado pelas professoras Maria Ângela Motta Maués, Maria Luzia Miranda Álvares e Eunice Ferreira dos Santos. Ao final da programação, será exibido o filme  Preciosa - Uma História de Esperança (EUA, 2009), direção de Lee Daniels.

A obra foi lançada, pela primeira vez, em 2001, pela Editora Gepem. Trata-se de uma coletânea de textos de cinco linhas de pesquisa, os quais materializam os objetivos do Gepem. O livro possui 23 artigos, distribuídos em sete capítulos, com temas sobre conhecimentos, ciência e informação, com o foco na situação das mulheres e a construção das relações de gênero, visando à promoção da equidade na questão dos direitos humanos.

Uma das colaboradoras da coletânea, Eunice dos Santos, professora do Instituto de Ciências da Educação da UFPA(ICED), acredita na boa receptividade do livro, porque a temática feminina é abordada em várias áreas de pesquisa. “Creio que a coletânea terá uma boa recepção, pois nela a temática da mulher  é analisada sob os pontos de vista da Antropologia, da Política, da Psicologia, entre outros, os quais foram produzidos por pesquisadores renomados.”, ressalta Eunice.

A coordenadora do evento, a servidora Sonia Solano, da Progep, espera que a programação seja bastante prestigiada. “A expectativa é que a programação seja um sucesso, pois o evento abordará várias situações que envolvem a mulher, como violência, trabalho, filhos e outras questões comuns no mundo  em que vivemos. Torcemos para que o público seja bastante participativo”, afirma a servidora. A coordenadora ressalta que o evento é gratuito e aberto à comunidade  universitári

Serviço:

Comemoração do Dia Internacional da Mulher na UFPA

Dias: 5, 6, 7 e 8 de março

Locais: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), das 14h às 18h; e Cinema Olympia, às 18h.

Mais informações: (91) 3201-7846. (Ascom UFPA)

Gripe pode provocar ataque cardíaco

Pessoas gripadas têm quatro vezes maior probabilidade de desenvolver um ataque cardíaco ou uma crise de apoplexia – paralisia súbita ou coma devido falta de sangue em algum órgão – nos três primeiros dias da doença e duas vezes mais no decorrer de uma semana, segundo estudo publicado no periódico European Heart Journal.

De acordo com a Fundação Britânica do Coração (FBC) e o Comitê Assessor sobre Práticas de Imunização dos Estados Unidos, o recomendado é que todas as pessoas com problemas cardíacos sejam vacinadas contra o vírus da gripe e que os órgãos de saúde desenvolvam estratégias para melhorar o esquema de vacinação e, assim, evitar as complicações da doença.

A explicação consiste no fato de o vírus da gripe desalojar os depósitos de gordura localizados nas artérias, que acabam se movimentando livremente e podem entupir os vasos por conta do bloqueio do fluxo sanguíneo, afetando diversos órgãos, dentre eles o cérebro, ou tecidos e músculos, como o coração, segundo o estudo. No Reino Unido, por exemplo, cerca de 23 mil pessoas morrem durante o inverno, sendo a maioria dos óbitos relacionada a gripe e outras infecções do aparelho respiratório.

O médico-diretor da Clínica de Medicina Preventiva do Pará (Climep), Newton Bellesi, especialista em doenças infecciosas, reitera a recomendação da FBC, estendendo-a para todas as pessoas que desejam se proteger da gripe e suas complicações, evitando ainda se tornar uma fonte de contaminação para outras pessoas. Ainda segundo ele, uma vacinação anual é suficiente para proteger a si, os familiares e as pessoas de convívio próximo.

Além disso, a Associação Americana de Cardiologia e o Colégio Americano de Cardiologia reconhecem a importância da vacinação na prevenção secundária de doenças cardiovasculares. Para ambos, inclusive, a vacina tem recomendação tão importante quanto o controle do colesterol, da pressão arterial e outros fatores de risco. (DOL, com informações da Ascom Climep)

Alubar promove dia contra a LER

A empresa Alubar Metais e Cabos realizou nesta terça-feira (28), atividades em parceria com Sesi (Serviço Social da Indústria) para esclarecer seus colaboradores no Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
Para isso, instrutores e profissionais da saúde promoveram sessões de ginástica laboral, além de palestras sobre as principais causas e prevenções para as LER. (Ascom Alubar)

Seduc abre período de matrícula para escolas

Está aberta a matrícula para os novos estudantes que desejam ingressar nas escolas de tempo integral. Inicialmente, dez escolas na Região Metropolitana de Belém ofertam turmas neste novo modelo de ensino, que funcionará no horário de 7h30 às 17 horas. Este ano a meta do projeto é atender 2.680 estudantes do ensino fundamental e médio.

A implementação no Pará da escola de tempo integral pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é o desdobramento da política nacional da educação básica, prevista no Plano Nacional de Educação. O objetivo da ação é elevar o tempo efetivo do aluno na escola, no sentido de aprimorar a aprendizagem, o fortalecimento da convivência social e a melhoria da qualidade do ensino.

O projeto será implementado gradativamente na rede pública estadual, começando nas escolas localizadas nos bairros do Guamá, Benguí, CDP, Jurunas, Águas Lindas, Marituba e Reduto, que apresentam níveis acentuados de vulnerabilidade social, mortalidade infanto-juvenil e baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nessas escolas, cuja infraestrutura passou por adequação, será desenvolvida uma ação educativa que integrará as aulas relativas ao currículo da educação básica, complementadas com atividades de aplicação do conhecimento, por meio de oficinas que acontecerão em espaços diferenciados como pátio, biblioteca, sala de leitura, salas ambiente, laboratórios, entre outros.

Para a diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Seduc, Ana Cláudia Hage, a permanência do estudante mais tempo na escola é importante para o desenvolvimento cognitivo, físico e motor. “A escola de tempo integral atende também a uma demanda social, pois é comprovado que quanto maior o tempo de permanência da criança e do adolescente na escola, menor o índice de violência na comunidade do entorno”, acrescenta a professora.

A partir de 2013, a Seduc iniciará, em escala piloto, a implementação do projeto escola em tempo integral no interior do estado e avançará, gradativamente, até o envolvimento da totalidade das escolas da rede.

Prazos – A pré-matrícula para as escolas de tempo integral poderá ser feita no site da Seduc www.seduc.pa.gov.br ou pelo telefone 0800 280 0078. Neste cronograma, até o dia 4 de março, acontece a pré-matrícula, dando prioridade as pessoas com deficiência. Este grupo terá de 5 a 9 de março para confirmação. Do dia 5 até 25 de março, abre a pré-matrícula para os demais novos alunos, que terão do dia 26 ao 28 para confirmação, que acontece na própria escola.

Os alunos que perderem a pré-matrícula poderão ter uma nova oportunidade de ingressar na rede, do dia 9 a 13 de abril, desta vez nas escolas que ainda apresentarem vagas. Os alunos da rede serão rematriculados, remanejados ou transferidos pelo sistema de matrícula a partir do dia 30 de março.

As escolas que funcionarão em tempo integral são: Ruy Paranatinga Barata, Cidade de Emaús, Professor Antônia Paes, Professora Norma Morhy, Eneida de Moraes e Benjamin Constant, no ensino fundamental; Augusto Meira, Raimundo Vera Cruz, Temístocles de Araújo e Eneida de Moraes, no ensino médio; e Juscelino Kubitschek de Oliveira, no ensino profissionalizante. (Agência Pará)

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

 Brasília – O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.
Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

CONVITE-LANÇAMENTO PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR-MAIS RECURSOS PARA A SAÚDE‏

Baixe Convite-Evento-diversos-02.jpg (278,5 KB)

Paridade nos conselhos de saúde‏

CNS e MS realizam força tarefa para garantir a paridade nos Conselhos de Saúde
 
         O Tribunal de Contas da União (TCU), após receber uma representação do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul questionando a paridade na composição dos conselhos municipais do estado, editou o Acórdão da 1 Câmara do TCU n 1660, de 22 de março de 2011determinando que o Ministério da Saúde regularize a situação dos Conselhos de Saúde do Brasil.

         De acordo com a decisão do órgão, todos os conselhos de saúde devem cumprir o que determina a Lei n.º 8.142/90 e o estabelecido na Resolução CNS 333/03. Tanto a normativa, como o texto do CNS apontam que a composição dos Conselhos devem obedecer as representações de usuários, gestores, trabalhadores e prestadores de saúde de forma paritária.

         Dados de 2008 apontam que apenas 33% dos 5541 conselhos de saúde cumprem a divisão de 50% (usuários), 25% (gestores) e 25% (trabalhadores/prestadores) em sua composição. Caso os conselhos não respeitem essa determinação o MS, segundo o Acórdão, não poderá repassar recursos para o Estado/Município até a regularização da do conselho.

         A Secretaria Executiva do MS, Márcia Amaral, explicou que diante da determinação, o Ministério da Saúde em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde construiu uma força tarefa com o objetivo de regularizar os colegiados brasileiros.

         Conforme sua apresentação na tarde desta quarta-feira (15) no Plenário do CNS, Amaral apontou que várias medidas foram providenciadas. “Inicialmente vamos mobilizar os conselhos para que se cadastrem no novo sistema de acompanhamento dos conselhos que será lançado ainda este mês. Com o recadastramento vamos verificar a situação da paridade dos conselhos. A partir disso poderemos direcionar nossas ações para regulamentar e elaborar um cronograma de intervenção nos conselhos que não estejam de acordo com a normativa”, disse.

         A expectativa é que até primeiro de julho deste ano todos os conselhos passem por esse sistema de recadastramento. Com esses resultados o MS poderá ter um panorama da situação dos conselhos para implementar uma segunda fase com o intuito de regulamentar aqueles espaços de controle social não regularizados.

         Ao final do debate, os conselheiros aprovaram o Plano de Ações apresentado pelo MS que será executado em parceira com o CNS.

I REUNIÃO ORDINÁRIA do Conselho Estadual de Saúde – CES/PA



Ofício Circular N º. 001/2012 - CES/PA                   Belém (PA), 17 de Fevereiro de 2012.




Senhor (a) Conselheiro (a),



Convidamos V. Sa, para participar da I REUNIÃO ORDINÁRIA deste Conselho Estadual de Saúde – CES/PA, a ser realizada no dia 28 de Fevereiro de 2012, em 1ª convocação as 08:30 horas e em 2ª às 09:00 horas, na Sala de Reuniões deste Colegiado, sito a Av. Conselheiro Furtado, 1086 (entre Serzedelo Corrêa e Dr. Moraes), CEP: 66025-150, bairro: Batista Campos – Belém-PA. Segue anexo, Pauta da referida Reunião Ordinária







Cordialmente,

                               

       
     

JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS DE ASSIS
Presidente do Conselho Estadual de Saúde – CES/PA



 PAUTA DA I REUNIÃO ORDINÁRIA DO CES/PA – ANO 2012

Data: 28/02/2012
Horário: 1ª Convocação 8h30m – 2ª Convocação 09h00min     

      
     


I-                   Apreciação e aprovação das Atas das Reuniões Ordinárias 22/06/2011, 27/07/2011, 26/10/2011 e 21/11/2011 e Reuniões Extraordinárias de 21/06/2011, 27/09/2011 e 11/11/2011.
II-       Informes
III-     Ordem do dia
Nº DE
ORDEM
ASSUNTO
SOLICITANTE


Prestação de Contas FES/SESPA (2007 a 2010)

Mesa Diretora

Plano de Ação para a Rede Cegonha do Estado do Pará Região Metropolitana do Pará – RMB 2011-2014.
Apresentação: Dra. Ana Cristina Guzzo
Tempo: 10’
Conselheira
 Eunice Guedes

Proposta de Regulamento de Instituição dos Conselhos Gestores nos Estabelecimentos de Saúde do Estado e conveniado com o SUS.
Comissão Permanente do Controle Social

Habilitação do CMS de Irituia e Vigia ao Programa de Inclusão.
Conselheiro
Mário Ribeiro


Homologação das Conferências Municipais de Saúde de Soure, Bragança, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Santa Izabel do Pará, Santa Maria das Barreiras.
Comissão Permanente do Controle Social

Gestão do Hospital Regional de Tucuruí
Conselheiro
João Gouveia

Implementação da Resolução da CIB de nº 108 de 26/08/04, sobre Hospitais de Referência de tratamento especializado aos pacientes de Hanseníase.
Conselheiro
José A. Picanço

Aquisição de Material e Insumos para a Ofícina Ortopédica da URE Dr. Marcelo Cândia p/ confecção de ortêse e prótese.
Conselheiro
José A. Picanço

Portaria 2395 do Ministério da Saúde e a lista de Hospitais no Pará a serem atendido com Recursos Federais.
Conselheiro
José M. Araujo

Plano Diretor de Regionalização e Investimento (PDRI) 2011-2014
Conselheira
 Eunice Guedes

*Situação de atenção Básica, média e alta complexidade em Belém
*Relatório de Auditoria realizado pelo Ministério da Saúde, em atendimento a denúncia do SINDMEPA, quanto a Estratégia Saúde da Família do Município de Belém.
Conselheira
Eunice Guedes
Conselheiros
João Fonseca
Wilson Machado


Capacitação de Conselheiros Titulares e Suplentes em 2012
Conselheiro
Olavo Alencar

Distribuição de Conselheiros por área
Conselheiro
Olavo Alencar


III - O que ocorrer.

Belém realiza a 1ª CONSOCIAL

» Seja Bem-vindo



Confira os pré-requisitos para inscrever-se


Ser residente em Belém ou nos distritos de Icoaraci, Outeiro ou Mosqueiro.
Apresentar documento de identificação com foto no ato do credenciamento.
Apresentar comprovante de residência em seu nome no ato do credenciamento.

Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará - TCM/PA
© 2012 - Todos os direitos reservados
www.tcm.pa.gov.br/consocialbelem1

Sesma vacinou cães e gatos de Belém contra raiva

Texto: Fernando Rodrigo Diniz / Ascom Sesma. / Fotos: Alzyr Quaresma

A Raiva é uma doença grave e mortal para animais e homens, pois a partir do momento em que os primeiros sintomas da doença se apresentam, ela não tem mais tratamento nem cura. Graças ao trabalho preventivo desenvolvido em campanhas de vacinação, Belém não registra casos de raiva animal desde 2004 e de raiva em humana desde o ano de 1984.
Dando continuidade ao controle epidemiológico sobre a doença, a Secretaria de Saúde Belém (Sesma) disponibilizou no último sábado (25/02) mais de 500 postos para a fase regional da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, com meta de imunizar 195 mil animais, entre cães e gatos, da capital.
A campanha deste ano é a primeira realizada em quase dois, pois outras campanhas nacionais de vacinação foram canceladas anteriormente, pelo próprio Ministério da Saúde, por ter observado que no sul do país alguns animais morreram ou apresentaram reações adversas à outra formula da vacina, mas que já foi modificada para este ano, foi atestada e está assegurada pelo Ministério, que afirma que não há mais riscos para os animais.
Além das doses da vacina contra raiva animal, o Centro de Controle de Zoonoses da Sesma (CCZ) organizou uma manhã especial de lançamento da Campanha em Belém, na Praça da República no centro da Capital. Foram disponibilizados filhotes de cães e gatos para adoção, além da emissão de RG animal, doação de ração e concurso de beleza e desfiles de bichinhos de estimação.
De acordo com a médica veterinária e diretora do CCZ de Belém, Regina Perezino, o comprometimento dos donos dos animais é fundamental para a garantia de sucesso da campanha. “A raiva é transmitida pela saliva do animal contaminado. É 100% letal depois que surgem os primeiros sintomas. Tanto no homem como no animal estes sintomas são semelhantes. Primeiro surgem as alterações de comportamento, como a agressividade, em seguida vem a fotofobia e salivação excessiva.”, afirmou Perezino.
A diretora do CCZ da Sesma esclarece ainda que, se uma pessoa for mordida por um animal desconhecido ou que se suspeite que ele possa estar com a doença, este pessoa deve procurara imediatamente uma unidade de saúde ou hospital para receber a vacina antirrábica ou o soro profilático.
O taxista Renan Paiva, que estava de passagem pela Praça da República, parou nos estandes da Sesma e resolveu adotar um pequeno filhote. “Adotei este pequenino por que assim que o vi ali no cercadinho gostei imediatamente dele. Sou um apaixonado por cachorros. Na minha antiga casa eu tinha sete cães de estimação e sempre fui muito zeloso com a saúde e alimentação deles. Nunca deixaram de receber nenhuma vacina.
Hoje como moro em uma casa menor, resolvi adotar este que é um pouco menor e precisa de um lar e aproveitei também para que ele fosse vacinado aqui mesmo.”, afirmou Paiva. A Titular da Sesma, Sylvia Santos, garantiu que não foram poupados esforços para que a Campanha de vacinação fosse um e tivesse a maior abrangência possível. “Temos cerca de 3mil pessoas envolvidas na campanha e com 500 postos de vacinação instalados nas Unidades de Saúde, centros comunitários e escolas atendendo a população de Belém e mais a região das ilhas. A participação de nossa população é sempre do êxito em nossas campanhas, é uma grata surpresa ver como foi positiva a procura por vacinas nos postos.”, concluiu a secretaria municipal de saúde.

Corpos de Novelino e assessor são sepultados

Corpos de Novelino e assessor são sepultados (Foto: Everaldo Nascimento)
(Foto: Everaldo Nascimento)
Os corpos do deputado Alessando Novelino e do seu assessor, José Augusto dos Santos, foram sepultados em um cemitério em Ananindeua, na manhã deste domingo (26). O parlamentar foi enterrado ao lado dos seus irmãos, Ubiraci e Uraquitan Novelino, assassinados em abril de 2007. Novelino, seu assessor, e o piloto Roberto Carlos Figueiredo morreram na manhã deste sábado (25) em uma acidente aéreo.
>> Veja as imagens do sepultamento
Os corpos foram conduzidos pelas principais ruas de Belém e Ananindeua em um caminhão do Corpo de Bombeiros e foram acompanhados por batedores da Polícia Mlitar. Homens da CTBel e Detran organizaram o trânsito, mesmo assim o tráfego na região da BR está complicado
O velório do deputado foi realizado no prédio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e teve todas as honras de um chefe de estado, incluindo a guarda por um grupo de cadetes da PM. O velório começou por volta das 21h.
  >> Veja as imagens do acidente
Durante toda a noite de sábado e a madrugada deste domingo inúmeras pessoas entre elas deputados, ex-deputados, lideranças comunitárias, além de familiares e amigos compareceram para prestar as últimas homenagens ao parlamentar.
O piloto foi velado no Aeroclube de Belém e será sepultado em Macapá..
Acidente
Três pessoas morreram na queda de um bimotor modelo sêneca, de prefixo PT -LAB, na localidade Jenipaúba, perto de Acará, na manhã deste sábado, 25 de fevereiro.
O bimotor decolou do Aeroclube de Belém por volta das 9h com destino à fazenda "Princesa" de propriedade do deputado na região de Tomé-Açú. Segundo informações do Aeroclube do Pará, a aeronave sumiu dos radares da Aeronáutica cerca de 18 minutos após decolar do aeroporto Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira.
O avião passou por manutenções na manhã de ontem(24) e estava liberado para voo.  As causas do acidente ainda serão investigadas. (DOL)
Leia mais:
Acidente aéreo mata deputado Novelino e mais dois
Quatro acidentes aéreos já foram registrados em fevereiro
Veja o vídeo com chegada dos corpos ao IML
Conheça a trajetória de Alessandro Novelino

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cientistas britânicos descobrem novo alvo no combate à malária


Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram um novo alvo no combate à malária, uma das principais doenças infecciosas do mundo. Os pesquisadores desvendaram uma nova proteína que está envolvida no ciclo de vida do parasita. Os dados foram divulgados na publicação de livre acesso "PLoS Pathogens" (em inglês).

A proteína tem papel fundamental na fase sexual da reprodução do protozoário Plasmodium, o micro-organismo que provoca a doença. No estudo, os pesquisadores identificaram um gene que participa da divisão celular no parasita, que ocorre dentro dos humanos. O mesmo gene também está ligado à fase sexual do ser vivo, que ocorre já fora dos pacientes.

A malária provoca a infecção de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, deixando 1 milhão de mortos anualmente. A doença provoca a destruição das células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio a todo o corpo.

O gene recebe o nome de "CDC 20" e é importante na divisão celular de outros organismos, mas até agora os cientistas não sabiam do papel desta proteína no ciclo do Plasmodium.

No experimento, foram usados ratos e camundongos como cobaias e a espécie do parasita usada foi a Plasmodium berghei.

Ao ser excluído dos protozoários, o gene compromete a reprodução sexuada do Plasmodium, o que pode ser uma nova forma de combater a transmissão da doença.

Quatro espécies de Plasmodium são levadas em conta nos estudos sobre a malária. Os protozoários são transmitidos aos humanos por meio da picada de mosquitos do gênero Anopheles. Ao picar uma pessoa infectada, o inseto leva sangue contaminado até outra vítima.

Deputado Alessandro Novelino morre em acidente aéreo


O Corpo de Bombeiros encontrou os corpos das três pessoas que estavam no avião bimotor que caiu na manhã deste sábado (25), em uma localidade de difícil acesso no Acará, nordeste paraense. As vítimas são o deputado estadual Alessandro Novelino, um assessor dele e o piloto da aeronave. O avião teria batido em uma torre de transmissão e caiu. 

'Encontramos os corpos distante do local da queda da aeronave', afirmou o Coronel Moraes, do Corpo de Bombeiros.


O Deputado Estadual Alessandro Novelino está entre os tripulantes do avião que caiu

Os destroços do avião bimotor que levava o deputado paraense Alessandro Novelino foram encontrados em uma ilha nas proximidades do Acará, no final da manhã. O sumiço da aeronave dos radares da Aeronáutica foi registrado pelo Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ainda pela manhã. Um helicóptero com familiares do parlamentar se deslocou para o local.

Segundo informações do Seripa, no bimotor modelo Seneca estavam três pessoas, o piloto, Roberto Figueiredo, e mais dois passageiros, entre eles o deputado Alessandro Novelino e seu assessor. A informação foi confirmada pelo pai do parlamentar, Bira Novelino.


Amigos e familiares aguardam informações no Aeroclube do Pará

De acordo com o Seripa, o avião teria saído por volta das 8h30 do aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (Aeroclube), em Belém, com destino a uma fazenda no município de Tomé-Açu, no nordeste do Estado.


Redação Portal ORM

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Reunião da FENASCE

Foi deliberado dentre outras questões que em março haverá o planejamento das ações da FENASCE e da Coordenação.

Escrito por: Fernando Cândido – Presidente da FENASCE

Aconteceu de 13 a 15 de fevereiro, em Brasília, a reunião conjunta da FENASCE – Federação Nacional dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias e a Coordenação Nacional dos Agentes da CNTSS com a finalidade de debater assuntos de interesse da categoria. Foi deliberado dentre outras questões que em março haverá o planejamento das ações da FENASCE e da Coordenação.
No dia 14 de fevereiro as lideranças tiveram uma audiência com o Deputado Federal Amary Teixeira PT-BA, Foi solicitado ao mesmo que intermedeie uma audiência com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, bem como também uma audiência pública no Congresso Federal para discutirmos a regulamentação da EC-63, através de um projeto de lei oriundo do executivo
No dia 15 de fevereiro, pela manhã os companheiros estiveram presentes na reunião da bancada dos trabalhadores da MNNP-SUS – Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, pois foram debatidas as propostas de ações prioritárias para serem desenvolvidas pela Mesa, além de que a bancada dos trabalhadores discutiu a proposta de mudança na portaria que dispõe sobre o funcionamento do Comitê Interinstitucional Nacional de Desprecarização do SUS, importante, pois no Comitê, também será debatida a regulamentação da EC-63, que dispõe sobre o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE. A tarde as lideranças participaram da reunião da MNNP-SUS.
fonte:http://www.cntsscut.org.br/

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CONCURSO PARA AGENTES DE SAÚDE TEM MAIS DE 38 MIL INSCRITOS.




Mais de 38 mil pessoas se inscreveram para as 1.021 vagas da seleção pública oferecida pela Prefeitura de Goiânia-GO, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). A concorrência média é de 37,8 candidatos por vaga.

As inscrições foram encerradas na última quinta-feira (16).

A maior disputa por cargo, com 56 por vaga, é para ACS.

Foram cerca de 21 mil inscrições para as 710 vagas oferecidas. Já para o cargo de ACE, mais de 17 mil pessoas estarão em busca das 311 vagas, com a concorrência de 38 por vaga.

Os 25 mil inscritos que ainda não efetuaram o pagamento devem fazê-lo até nesta sexta-feira, dia 17. É importante o candidato não se esquecer de retirar no dia 21 de março o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) com o local do exame.

As provas objetivas serão realizadas no dia 25 de março e a prova de capacidade física nos dias 14 e 15 de abril. O resultado final do processo seletivo sairá no dia 14 de maio. Os aprovados serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde.


FONTE: O Popular.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

REUNIÃO DO SINDSAÚDE

No dia 23/02/2012 ás10:00hs na sede do Sindsaúde-PA em São Brás, o Sindsaúde Seção Municipal de Ananindeua, estará reunindo com a Executiva para discutir assuntos pendentes no município, contamos com a presença de todos Coordenadores Municipal!

Camisinha

O carnaval está só começando! E os artigos do HelpSaúde também!

Hoje vamos falar da camisinha, afinal de contas, carnaval é época de beijar na boca, época de se divertir, mas sempre levando a segurança em primeiro lugar.

Uma das principais preocupações hoje em dia é com o sexo seguro, afinal de contas, nos tempos de hoje nós não temos motivos para não nos protegermos.
Além de a camisinha ser praticamente 100 % eficaz quando o assunto é evitar uma gravidez indesejada, ela também é uma importante ferramenta contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

As DSTs são sempre motivos de preocupação e um exemplo delas é a AIDS:

O vírus da AIDS é chamado HIV, e durante o ato sexual ele pode ser transmitido, afinal, ele pode estar presente no sangue e no esperma. Este vírus pode demorar até 10 anos para se manifestar, e os sintomas são febre alta, baixa de imunidade, diarréias constantes, entre outros. A cura para esse vírus ainda não foi descoberta, o que existem são medicamentos para controle. A AIDS é a pior das DSTs, ela pode levar à morte.

Por isso, vamos nos divertir com responsabilidade, afinal, queremos a alegria do carnaval sempre. Use Camisinha!

Lembrando que o Ministério da Saúde já lançou a campanha do Carnaval 2012.


Fonte: Editoria HelpSaúde.

Lindemberg também deve responder por porte ilegal de arma, diz MP Promotora do caso Eloá pediu que Promotoria apure nova denúncia. Condenado a quase 100 anos está preso em Tremembé, interior de SP.


Lindemberg Alves Fernandes, condenado na quinta-feira (16) a quase 100 anos de reclusão pelo assassinato da ex-namorada Eloá Pimentel em Santo André, no ABC, e mais 11 crimes em 2008, também deverá responder a um novo processo, dessa vez por porte ilegal de arma, informou a promotora Daniela Hashimoto. De acordo com ela, peças do processo do caso Eloá serão encaminhadas ao Ministério Público para que outro promotor avalie a possibilidade de instaurar um novo procedimento que apure a responsabilidade de Lindemberg por ter adquirido um revólver calibre 32 sem autorização para isso. Até a manhã desta sexta-feira (17), não havia um posicionamento da Promotoria se o novo caso será levado adiante.
Em seu depoimento à Justiça no Fórum de Santo André, o condenado chegou a afirmar que pagou R$ 700 para comprar o revólver de um homem num parque. Segundo a promotora, essa arma foi usada para matar Eloá, e tentar assassinar Nayara Rodrigues e o policial militar Atos Valeriano. Também foi utilizada para manter reféns em cárcere privado Eloá, Nayara, Iago Vilera e Victor Campos no apartamento da vítima fatal num conjunto habitacional popular. O mesmo revólver ainda serviu para fazer disparos durante o sequestro, há três anos, entre os dias 13 a 17 de outubro.
Após ser julgado por quatro dias um júri popular, Lindemberg foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão pelos 12 crimes que respondeu. A sentença foi dada pela juíza Milena Dias. Em sua defesa, o agressor alegou que atirou em Eloá sem querer e que teria se assustado após a invasão da Polícia Militar no apartamento. Ele também tentou minimizar sua responsabilidade nos demais crimes, mas não convenceu os sete jurados (seis homens e uma mulher). A legislação brasileira, no entanto, não permite que ninguém fique preso por mais de 30 anos.
A advogada de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, deverá entrar na Justiça com um pedido para anular o júri que condenou o seu cliente. Segundo ela, ocorreram falhas no julgamento. Lindemberg está preso na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo.
A promotora Daniela Hashimoto requereu que as peças do processo em que Lindemberg contou a procedência da arma que ele utilizou parar matar Eloá sejam encaminhadas ao Ministério Público para que tome as medidas necessárias. Ele falou no júri que a arma foi comprada em um parque por R$ 700. Segundo a promotora, há, portanto, também o crime de porte ilegal de arma.
 

Lula passa por última sessão de radioterapia nesta sexta-feira Ex-presidente está internado em hospital de São Paulo desde sábado (11). Após tratamento, médicos vão definir se Lula vai desfilar no Carnaval.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no hospital Sírio-Libanês (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no hospital
Sírio-Libanês (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Está marcada para a manhã desta sexta-feira (17) a última sessão de radioterapia do tratamento feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o câncer de laringe, diagnosticado em outubro do ano passado. Devido a sintomas como perda de apetite e fadiga, efeitos do tratamento, Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês desde o último sábado.
Após a sessão de radioterapia, os médicos vão avaliar o estado de saúde do ex-presidente para definir se ele poderá ter alta e se será liberado para desfilar no carnaval de São Paulo pela escola Gaviões da Fiel.
A escola vai contar na avenida a saga do ex-presidente, desde a saída do sertão pernambucano até a chegada ao Palácio do Planalto para ocupar a Presidência da República por dois mandatos. A escola de samba formada a partir da maior torcida organizada corintiana, pserá a penúltima a desfilar no segundo dia de desfiles no Anhembi, em São Paulo, por volta das 4h.
Sem tumor
Lula começou a radioteraia no dia 3 de janeiro e, segundo o médico Roberto Kalil Filho, que está cuidando do ex-presidente, uma tomografia realizada no último fim de semana mostrou que não há mais tumor na região da laringe. Mas o médico lembrou que isso não significa que o ex-presidente esteja livre da doença. Só após cinco anos é possível afirmar se o paciente está curado ou não.

Itaituba é o município mais atingido pela malária

Mesmo com a redução no número dos casos de malária no Pará que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), diminuíram 56% em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011, as ocorrências ainda são muito frequentes, principalmente no interior do Estado.
Algumas pessoas, principalmente quem mora em lugares de difícil acesso, ainda se dizem confusas sobre as formas de prevenção, sintomas e tratamento. Foi o que aconteceu com o carpinteiro Paulo Silva, que mora próximo ao rio Cururu, que fica no município de Chaves. Ele e a família fazem parte das estatísticas que envolvem pessoas que são infectadas pelo mosquito.
Febre forte e dores no corpo foram os sintomas que dois filhos de Paulo, um de 8 anos e outro de 3 anos, sentiram há 10 dias. Segundo Paulo, assim que as crianças sentiram esses sintomas, elas foram levadas para um posto de saúde da localidade, mas lá só recolheram o sangue das crianças.
“Levei meus filhos para o posto com a expectativa de que pelo menos pudessem medicá-los, mas nem isso. Depois voltamos para casa com a esperança de que eles fossem melhorar”, disse Paulo. No último dia 12, ele alugou um barco e levou os filhos para o município de Anajás, que fica há 12 horas da casa deles. Lá foram feitos os exames onde foi detectada a malária. Na criança de 3 anos, foram atestados dois tipos da doença. A malaria tipo Vivax e a tipo Falciparum. Na manhã seguinte, uma equipe de resgate levou a família para Belém em um helicóptero, mas o filho mais novo de Paulo não resistiu e morreu no caminho.
Segundo a médica Iolanda Costa, que é responsável pelo atendimento do filho mais velho de Paulo, que está internado na Santa Casa, o quadro da criança é estável e provavelmente terá alta ainda esta semana.
Segundo a Sespa, o Pará conseguiu reduzir pela metade os casos de malária registrados este ano. Em janeiro e fevereiro deste ano foram 7.168 ocorrências registradas, contra as 16.203 notificadas no mesmo período do ano passado, uma redução de 56%.

NÚMEROS
Mesmo assim, os números continuam altos. Segundo a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, Itaituba é o município com maior incidência de malária, com 1.293 casos registrados de janeiro a fevereiro deste ano. “Por ser um local de difícil acesso, existe dificuldade de levar estratégias para que a população saiba se prevenir. A problemática da logística é muito grande”.
A coordenadora disse ainda que, a partir de agora, a capacitação de profissionais para o atendimento na casa das famílias que moram no arquipélago do Marajó - região endêmica -, vai ser mais frequente, além de estarem levando até esses municípios os mosquiteiros com inseticidas. (Diário do Pará)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...