JESABEL ACS COM ORGULHO

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AGENTES DE SAÚDE, FAZEM CAMINHADA PELA PAZ E EM LEMBRANÇA DOS COMPANHEIROS ITAMAR E MARCOS.



Foi com muita tristeza que realizamos hoje uma grande caminhada em defesa da paz da nossa segurança e solidariedade aos colegas assassinados na ultima sexta feira, saímos do campo grande com uma parada na frente da secretaria de segurança publica,  seguimos para prefeitura onde lá fizemos uma enorme abraço simbólico  em homenagem aos colegas e rezamos um pai nosso e uma ave maria de mãos dadas mostrando que unidos somos fortes e momentos tristes como este não pode continuar acontecendo, com muitas palmas foram marcados os momentos de lembrança e profissionalismo dedicado pelos colegas ITAMAR E MARCOS.
 
 
O Secretario Jõao Leão nos atendeu e em reunião fixou que em comum acordo com o Prefeito e o Secretario Gilberto José no próximo mês de Dezembro todos os agentes irão trabalhar na carga horaria de 6 horas (lembrando que somente sera o mês de dezembro) o mesmo declarou para todos ali presentes e haverá a mesa de negociação das questões pendentes  uma nova  reunião dia 01/12 as 14:00 horas.
 
logo mais publicaremos outras informações.
 
 
FONTE: AACES

Carreata do 'Não' ganha as ruas de Ananindeua

Deputado Eliel Faustino, organizador do evento em Ananindeua.

Deputados Edmilson e Eliel.


A carreata tomou conta das ruas de Ananindeua.

Na Br 316.


Neste domingo, as frentes contrárias à divisão do Pará sairam em carreata pelas ruas de Ananindeua com destino a Belém. A concentração aconteceu às 9h e teve como ponto de saída o Ginasio Abacatão, em Ananindeua.

Segundo o Deputado Eliel Faustino, (Organizador do Evento) aproximadamente mil veículos acompanharam o trajeto que terminou em São Brás, próximo do meio-dia, com um ato em defesa da integralidade territorial do estado do Pará.

(Ascom Dep. Eliel Faustino)

Visita domiciliar de bicicleta

O médico de família e comunidade Paulo Poli, de Florianópolis, virou garoto-propaganda do uso de bicicleta como transporte urbano. Além de ir trabalhar de bicicleta, vencendo uma distância de 13,5 km em meia hora, ele também usa o veículo para fazer suas visitas domiciliares. A unidade de saúde em que ele trabalha divulgou a experiência em seu blog, e a seguir foi a vez da rede de televisão local e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Houve uma época em que eu também usava bicicleta para fazer visita domiciliar, porque meus pacientes se distribuíam em uma área relativamente extensa. Hoje em dia prefiro ir a pé, já que as distâncias são bem menores. Também não posso ir ao trabalho de bicicleta, porque o trajeto incluir trecho com o sugestivo apelido de “curva da morte”.
Fotografia de garota andando de bicicleta, vista de perfil.
Conheço muitos agentes comunitários de saúde que fazem suas visitas domiciliares de bicicleta, própria ou cedida pela secretaria municipal de saúde. E você, o que acha? Já trabalhou (ou foi ao trabalho) de bicicleta? Quais foram as vantagens, e desvantagens, que percebeu?


Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama - 27 de Novembro


O dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, não é uma data para ser comemorada. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos.

Dados estatísticos atuais sobre o câncer de mama

Segundo tipo mais frequente da doença no mundo, o câncer de mama é o mais comum nas mulheres, respondendo por 22% dos novos casos registrados anualmente. É relativamente raro antes do 35 anos, e acima dessa faixa sua incidência aumenta rápida e progressivamente. No Brasil, as taxas de mortalidade ainda são altas, mas provavelmente por causa do diagnóstico tardio da doença. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos de em torno de 61%.

Por que o Ministério da Saúde não indica mais o auto exame?
Recentes estudos sugerem que o papel do auto exame na prevenção, se existir, é muito limitado. Sem associação com o exame clínico dos seios feito por um médico e sem mamografia periódica, o auto exame por si só não é eficaz. Além disso, acredita-se que ao invés de ajudar, ele prejudique, já que acaba por causar ansiedade e medo nas mulheres, além do aumento registrado no número de biópsias, na maioria das vezes desnecessárias.

Campanha mundial de cuidado e conscientização sobre o câncer de mama (Pink October)
É um movimento popular internacional, em prol da luta contra o câncer de mama. Em 1990, o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos corredores que participaram da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e depois passou realizada anualmente.

Como a mulher pode perceber a doença?
Existem maneiras simples de a mulher perceber os sintomas do câncer de mama. A forma mais fácil é a presença de um caroço no seio podendo ser acompanhado ou não de dor, mas vale lembrar que nem todo caroço é câncer e por isso é essencial se consultar com um profissional de saúde que possa fazer o diagnóstico.

Agentes de endemia são enterrados no último sábado.


Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Foram enterrados na tarde deste sábado, 26, no Cemitério Campo Santo, na Federação, os corpos dos agentes de endemia da Prefeitura de Salvador, Marcos Vinícius Santos, 38, e Itamar Nascimento, 28 anos. Os agentes foram assassinados, na tarde de sexta-feira, 25, dentro de um bar, no bairro de Valéria, por dois homens encapuzados em uma motocicleta.

Cerca de 400 pessoas compareceram ao enterro, marcado pelo clima de comoção e revolta. “Eu estou mais indignado com a mídia do que com os marginais que mataram ele”, declarou, sem se identificar, o presidente da associação dos moradores de Valéria. Ele contestou a versão da polícia de que Marcos, que era estudante de direito e estagiava em um escritório de advocacia criminal, atuava como advogado de criminosos. Um dos presos defendidos por ele teria descoberto a farsa e encomendado sua morte e a de Itamar, que era seu estagiário.

Amigo de infância de Marcos Santos, um vizinho da vítima – que não quis se identificar – disse que ele era 7º semestre, no curso de direito, da faculdade Maurício de Nassau. No entanto, ele afirmou nunca ter visto a vítima se apresentar como advogado. “Ele tinha um cartão de visitas, mas não constava essa informação de advogado. A minha ficha ainda não caiu, não sei o que aconteceu de fato. O que posso dizer é que ele era uma pessoa de bem, era evangélico”, disse.

Já o amigo de Itamar, Sílvio Ferreira, assegurou que “a versão da polícia não tem nenhum fundamento. Ele era casado, tinha filhos. Era um pai de família que estava fazendo o seu trabalho. Ele não tinha nenhum envolvimento com o tráfico”, declarou.

Revolta - De acordo com o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas da Bahia (Sindacs-BA), Cléber Mascarenhas, “a imagem de dois trabalhadores de bem foi associada a bandidos sem que o fato proceda. Eles morreram fardados, exercendo o dever deles”, disse, emocionado.

Cléber questionou o tempo em que a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP) levou para elucidar o duplo homicídio, menos de 24 horas. “Incrível como a polícia desvendou esse crime tão rápido. Quem matou Colombiano? Quem matou Neilton?”, ironizou. Também revoltado com a morte dos colegas, o presidente do Sindacs, Enádio Pinto, frisou que “acha estranho um bandido que estava preso e incomunicável mandar matar alguém. Isso só prova que a polícia não tem controle de nada. Toda morte agora é associada ao tráfico de drogas, essa é uma forma da polícia dizer que está trabalhando. Não há mais investigação”, bradou.

O diretor do sindicato anunciou que nesta segunda-feira, 28, às 9h, a categoria fará uma manifestação do Campo Grande até a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para cobrar retratação. “Caso não haja retratação por parte da polícia faremos uma paralisação dos nossos serviços”, garantiu.
Nenhum representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compareceu ao enterro.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Agentes de Endemias organizam protesto depois do assassinato de dois Companheiros



NÃO VAMOS DEIXAR ISSO PASSAR EM BRANCO, SEGURANÇA JÁ !
 
Depois do assassinato de dois funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador na tarde desta sexta-feira (25) no bairro de Valéria, a Associação dos Agentes de Endemias de Salvador (AACES) irão protestar contra a falta de segurança no trabalho.
O grupo organiza uma passeata para a próxima segunda-feira (28), a partir das 9h, saindo do Campo Grande em direção ao prédio da Secretaria de Segurança Pública na praça da Piedade.
Marcos Vinicius Santos e Itamar França Nascimento foram atingidos por disparos efetuados por dois homens que passaram pelo local em uma motocicleta. De acordo com Valdilene Lima, que faz parte da AACES, os corpos chegaram há pouco ao Instituto Médico Legal (IML) e não havia até o momento familiares de nenhuma das vítimas.
Segundo Valdilene, os agentes costumam muitas vezes ser ameaçados enquanto trabalham em determinadas localidades. “Somos muitas vezes intimidados, já aconteceram assaltos, mas nunca havia chegado a este ponto”, contou em conversa com o Política Hoje. A agente de endemias ainda disse esperar que alguém da Secretaria os receba na próxima segunda para uma audiência.
 
 
FONTE: Rodrigo Aguiar http://www.politicahoje.com.br/

02 COMPANHEIROS AGENTES DE SAÚDE SÃO MORTOS A TIROS.

 
Da Redação atualizada às 16h56
Dois funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador-BA foram mortos a tiros na tarde desta sexta-feira (25) na rua Nova Brasília, no bairro de Valéria.
Marcos Vinicius Santos e Itamar França Nascimento foram atingidos por disparos efetuados por dois homens que passaram pelo local em uma motocicleta.
O crime ocorreu às 13h35, nas proximidades da panificadora Deliane, no final de linha do bairro.
De acordo com Cleber Mascarenhas Bispo, conselheiro da Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador-BA, eles estavam na região trabalhando e teriam parado para tomar um refrigerante quando foram atingidos.
“A informação que recebemos é que eles estavam na área a trabalho. Eram evangélicos, não tinham envolvimento com tráfico nem nada”, diz o conselheiro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Marcos e Itamar foram aprovados nos concursos realizados em 2006 e 2008, respectivamente, e também eram moradores do bairro de Valéria.
Por conta do assassinato dos agentes de endemias, a Campanha de Vacinação contra a Raiva, que aconteceria neste sábado (26) em 45 bairros da cidade, foi suspensa.
Uma nova data para realização da campanha nos bairros dos Distritos do Centro Histórico, São Caetano/ Valéria e Cabula/ Beirú ainda será definida. Porém, durante a semana a vacina estará sendo disponibilizada normalmente nos postos de saúde, das 08 às 17 horas.
Policiais da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valéria) foram encaminhados ao local onde ocorreu o duplo homicídio.
O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).


FONTE: Correio da Bahia

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher



Atividades:

25/11/11, às 11h, no prédio do Vadião na UFPA.
27/11/11, às 8h30, em frente ao Teatro da Paz na Praça da República.

Distribuiremos laços brancos e falaremos NÃO a todas as formas de violência contra a mulher. Participe!!!



*Por Lorena Abrahão

25 de novembro é a data que há 30 anos marca a luta contra a violência sofrida por mulheres. Inicialmente chamado como Dia Latino americano e caribenho de LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER quando surgiu no I Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, em 1981. Essa data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Minerva, Pátria e Maria), da República Dominicana, que foram estupidamente torturadas e assassinadas durante a ditadura Trujillo (1960).

A Marcha Mundial das Mulheres no Pará terá atividade em parceria com professoras e alunas dos Institutos Jurídicos e de Saúde da Universidade Federal do Pará. Ocorrerá a distribuição de laços brancos, símbolo do cuidado e paz para mulheres vítimas de violência para marcar o 25 de novembro.

O cerne deste cárcere que é este tipo de violência está no machismo sustentado por uma sociedade capitalista, conservadora e patriarcal que prima pelo controle da vida, dos corpos e da sexualidade da mulher; e ao mesmo tempo, reafirma a suposta essência de subordinação das mulheres. Muitos desses crimes são romantizados pela mídia e a sociedade reconstrói com seu senso-comum, a idéia cruel de responsabilizar as mulheres pelos crimes que na verdade foram as vítimas.

Há um dado relevante na pesquisa realizada pela Subsecretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado Federal (2005) com os dados do Disque-denúncia (nº 180): entre as mulheres agredidas, 71% foram vítimas mais de uma vez e 50% quatro vezes ou mais, o responsável por essa agressão em 65% dos casos é o marido ou companheiro. Aqui merece o destaque para o quanto a autonomia financeira das mulheres influencia na sua decisão de dizer um “BASTA” à violência física e psicológica.

Especificamente, no Pará, as políticas públicas em combate a estas agressões ainda são muito tímidas e pouco eficazes. Apesar das delegacias das mulheres, a violência contra a mulher, no geral, ainda não é tratada com um recorte de gênero. Enquanto o machismo não for visto e tratado como opressor e violento, não teremos uma sociedade em que todas as mulheres possam ter direito sobre seus corpos e suas vidas.

A violência contra as mulheres é realidade na vida de milhões de brasileiras e é uma violência sexista, a qual precisa da alteração de padrões e comportamentos que permitam uma sociedade igualitária em que mulheres e homens gozem dos mesmos direitos e oportunidades.

A Marcha Mundial das Mulheres repudia todas as formas de opressão e violência. Continuaremos a seguir em marcha até que todas sejamos livres!

Na Cidade Nova II funcionará primeira UPA de Ananindeua




A prefeitura está construindo na Cidade Nova II a primeira UPA de Ananindeua. A obra está em ritmo acelerado e deve ser entregue já em janeiro de 2012. O projeto da UPA III segue as determinações do Ministério da Saúde e possui mais de 1.300 m² de área e capacidade para realizar até 450 atendimentos diariamente. A unidade vai funcionar em regime de 24h, além de dispor de leitos de observação. A UPA III está sendo instalada em um amplo complexo de Saúde que já conta com a Central de Atendimento do Samu, o Centro de Especialidades Odontológicas, uma Unidade Básica de Saúde e o Complexo Regulador, que gerencia o fluxo de leitos para internação no município.

Tipos de Cânceres de Mama


Conhecendo as diferentes terminologias que definem os cânceres de mama, fica mais fácil saber seu prognóstico e sua opção de tratamento.

Em ordem alfabética temos:

Adenocarcinoma: É um tipo geral de câncer que aparece em qualquer tecido glandular do organismo. Na mama são os mais comuns.Há dois tipos principais de adenocarcinomas de mama:- carcinomas ductal e carcinomas lobulares. Também há vários subtipos de adenocarcinoma alguns dos quais tem implicações importantes para prognose e tratamento.

Carcinoma ductal in situ (CDIS): É chamado também por carcinoma intraductal. É o tipo mais comum de câncer de mama não-invasivo. Há células cancerosas dentro dos ductos. Não há invasão dos tecidos contíguos. A cura é possível em cerca de quase 100% de mulheres diagnosticadas nesta fase precoce. O diagnóstico é feito através da mamografia. CDIS às vezes é sub classificado de acordo com seu grau e tipo. Grau se refere a agressividade que as células cancerosas apresentam ao microscópio. Há vários tipos de CDIS, mas a diferença fundamental está na presença ou não de necrose (células em degeneração). O termo comedocarcinoma freqüentemente define um tipo de CDIS com necrose.

Carcinoma Ductal Invasivo (CDI): Origina-se nos ductos por onde circula o leite.Rompe a parede do ducto e infiltra o tecido gorduroso da mama, podendo espalhar-se para outras partes do organismo através do sistema linfático e circulação sangüínea. CDI constituem aproximadamente 80% dos cânceres de mama.

Carcinoma Lobular Invasivo (CLI): Têm origem nas glândulas produtoras de leite e podem metastatizar. Constituem cerca de 10% a 15% dos cânceres de mama. Seu diagnóstico pode ser mais difícil pela mamografia do que o CDI.

Câncer de mama inflamatório: Este tipo raro de câncer mama invasivo constitue aproximadamente 1% de todos os cânceres de mama. Câncer de mama inflamatório faz a pele da mama parecer vermelha e quente. A pele tem a aparência de casca laranja. Tal aparência deve-se ao bloqueio que as células cancerosas produzem nos canais linfáticos.

In situ: Tal termo define aquele carcinoma que está confinado a área que o produziu. Em mama, caracteriza que está confinado aos ductos ( CDIS ) ou aos lóbulos ( CLIS ). Não atingiu os tecidos gordurosos adjacentes.

Carcinoma Lobular In Situ (CLIS): Às vezes é classificado como um tipo de câncer de mama não-invasivo. Começa nas glândulas produtoras de leite, mas não invade as paredes dos lóbulos. Acredita-se que o CLIS não se torna um câncer invasivo, mas as mulheres portadoras do mesmo têm maior risco de desenvolver um câncer de mama invasivo na mesma mama ou na mama oposta. Recomenda-se as portadoras do mesmo exame clínico três vezes por ano e uma mamografia anual.

Carcinoma Medular: Apresenta limites preciso entre tecido tumoral e normal. Também tem algumas outras características especiais como: grande tamanho celular e presença de células imunológicas nas margens do tumor. Constituem cerca de 5% dos cânceres de mama. Seu prognóstico é melhor do que os outros tipos invasivos.

Carcinoma Mucinoso: É raro e invasivo. Formado por células produtoras de muco. O prognóstico é mais favorável. Também é chamado de carcinoma colóide.

A doença de Paget do mamilo: Tem origem nos ductos e espalha-se pela pele do mamilo e aréola. É um tipo raro de câncer de mama (menos de 1% de todos os casos). A pele do mamilo e aréola aparecem freqüentemente com aspecto de crosta que se descama, vermelha, com áreas de sangramento e exsudação. Ocorre sensação de queimação e coceira. A doença de Paget pode ser associada com um carcinoma in situ ou com carcinoma infiltrativo de mama. Ausência de nódulo e biópsia com resultado de Carcinoma Ductal In Situ (CDIS) sem áreas infiltrativas o prognóstico é excelente.

Tumor Phyllodes: É um raro tipo derivado do tecido conjuntivo ou estroma da mama. Phyllodes são tumores normalmente benignos mas em raras ocasiões podem ser malignos (com potencial de metastatizar). Os benignos são tratados pela remoção da massa e uma pequena margem de tecido mamário normal. Malignos são tratados com remoção do tumor e ampla margem do tecido normal adjacente ou através de uma mastectomia. Estes cânceres não respondem a terapia hormonal e a quimioterapia ou radioterapia. Já foram chamados de cistosarcoma filodes.

Carcinoma Tubular: Compreendem aproximadamente 2% de todos os cânceres de mama. É um tipo especial de carcinoma de mama infiltrativo. Eles têm um prognóstico melhor que os ductais infiltrativos ou os carcinomas lobulares.

Fonte: Dr. Ayrton de Andrea Filho. CRM: SP 18259

Ginecologista/Oncologista cadastrado no Help Saúde.

Bulimia


O que é?

É o hábito de comer compulsivamente (como “um boi”) e em seguida provocar o vômito. A fome que se apresenta nestes casos, geralmente está associada à ansiedade, situações de insegurança e, por vezes, até abuso sexual.

A fome que surge incontrolável e a ingestão de tamanha quantidade de alimento costumam levar a um isolamento mesmo as mais próximas, na tentativa de evitar que identifiquem esta compulsão.

Aos poucos se instala uma voracidade ímpar. Assim, quantidades imensas são engolidas sem saborear, sem prazer. O indivíduo pode também adquirir hábitos de dietas de grande privação durante o dia, em especial, na presença de outras pessoas. Mas, é freqüente o uso de inibidores do apetite e laxantes de forma abusiva.

Há uma dificuldade crescente em se confrontar com o fato de que perdeu o controle, assim como uma grande dificuldade em aceitar sua própria aparência física.

Como se trata?

O tratamento eficaz deve ser com equipe multidisciplinar, envolvendo acompanhamento psiquiátrico, psicológico e nutricional. Terapias comportamentais associadas a medicamentos costumam apresentar bons resultados. O tratamento está focado em uma mudança no comportamento e na correção de eventuais problemas clínicos adquiridos durante o processo de vomitar e ingerir abusivamente alimentos. Por isso mesmo outros problemas clínicos podem surgir. Algumas vezes há necessidade de internação clínica, outras psiquiátrica, por um período inicial. Trata-se de um transtorno psiquiátrico crônico, que precisa da atenção e vigilância do paciente para toda a sua vida a fim de que evite retomar este hábito.

Casos famosos

Alanis Morissette sofreu com o transtorno durante 5 anos, se recuperou com terapia. Jane Fonda foi uma das primeiras celebridades a assumir a doença, ainda nos anos 70. No Brasil, a atriz Deborah Evelyn, devido a uma paixão não correspondida na adolescência, desenvolveu a doença, e seu tratamento durou 3 anos.

Fonte: Editoria HelpSaúde.

CARTA AO MINISTRO DA SAÚDE


PROPOSTA: CARTA POLÍTICA AO MINISTRO DA SAÚDE

O DESAFIO DA 14ª CNS
O CONTROLE SOCIAL DEFENDE UM PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO  COM EQUIDADE, PARTICIPATIVA E SOLIDÁRIA, SEM TERCEIRIZAÇÃO DO SUS!!!!

Os e as participantes do “Seminário de Gestão Participativa e Controle Social no SUS”  reunid@s no Hotel ST Peter em Brasília-DF de 26 a 28 de outubro de 2011 com indignação fizeram reflexões do Decreto nº 7508 de junho de 2011 que regulamenta a Lei Orgânica de saúde 8080 de 1990.

Ao retomar um pouco a história, percebemos que após 70 anos da 1ª Conferência Nacional de Saúde e 25 anos da realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a mãe do SUS, cujo produto serviu como referência para a proposta do Sistema Único da Saúde, o Brasil está abrindo hoje a 14ª Conferência numa conjuntura política e econômica  que exige dos atores e atrizes efetivamente comprometid@s com o SUS uma profunda reflexão.

Continuamos a resistir bravamente a quase todos os ataques praticados contra o sistema nas últimas duas décadas e não podemos aceitar que após tantas vitórias desta Política Pública de Saúde democrática e de inclusão social seja imposto ao SUS um decreto sem um amplo debate crítico e transparente por aqueles que constroem o SUS e que participaram daquele Seminário e que estão participando desta 14ª Conferencia de Sáude. O povo brasileiro dispõe hoje de excelentes progressos de vacinação, transplantes de órgãos, tratamento de HIV-AIDS e Programa de Saúde da Família que atinge atualmente 100 milhões de brasileiros, segundo Ministério da Saúde. O país reduziu em 70% a mortalidade infantil nos últimos 30 anos; ampliou o número de consultas de pré-natal; diminuiu a desnutrição; segundo o Ministério da Saúde a transmissão de cólera foi interrompida em 2005. Eliminou-se a paralisia infantil e o sarampo em 2007, e a rubéola em 2009. As mortes por doenças transmissíveis como a tuberculose, hanseníase, malária e AIDS foram reduzidas.
Nos campos da urgência e emergência, surgiu o SAMU. Foi criado o Programa de Farmácia Popular, que disponibiliza medicamento com até 90% de desconto e desde março de 2011 a população pode adquirir sem nenhum custo medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes.

As realizações do SUS em 2010, com base nos dados do DATASUS, mostram que foram realizados 535 milhões de ações de prevenção e promoção disponibilizadas 634 milhões de medicamentos; realizados 495 milhões de exames; houve 239 milhões de atendimentos de saúde bucal; foram feitos 40 milhões de fisioterapia, ocorreram 11 milhões de internações. Todos os anos registram-se 35 milhões de órteses e próteses e mais de 20  mil transplantes.

Fomos submetidos, no entanto a uma perversa política de precarização do trabalho, subfinanciamento, desestruturação dos Conselhos de Saúde e o  aprofundamento de uma lógica  pautada no modelo curativista-hospitalocentrico com desresponsabilização na atenção básica e forte privatização do sistema com todas as danosas e nocivas conseqüências resultantes, o que este decreto não impede este caminho.
Avançamos com a retomada da luta pela regulamentação da EC 29, que nos deixa esperançosos, mas ansiosos devido a boicotes no seio de setores historicamente expostos ao SUS.
O Sistema único de saúde vive agora um momento importante no que diz respeito às ações efetivas em saúde, contudo é necessária a participação efetiva em saúde da sociedade civil organizada por meio dos Conselhos de Saúde na sua construção, aprovação, acompanhamento e fiscalização, inclusive do Decreto 7508/2011 que necessita de revisão. Que este aconteça de forma solidária e participativa da Sociedade contemplando a equidade de gênero, raça, orientação sexual e etnias.

Por tudo isto a 14ª CNS reveste-se de uma importância estratégica e ousamos afirmar ser vital para o SUS  avaliar o que foram os últimos 25 anos e propor estratégias que garantam este Sistema Público Universal e de Proteção e Inclusão Social.

A exemplo da 8ª Conferencia Nacional de Saúde, quer não somente superar barreiras político-ideológicas, mas realizar uma Conferência Nacional que no futuro seja reconhecida como marco histórico na implementação definitiva do SUS em nosso País. É este o grande desafio deste evento.


Assinam:

Representantes da Região Centro-Oeste

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil - 23 de Novembro


Que as nossas crianças e adolescentes são o nosso futuro todos sabemos.

Infelizmente, precisamos lembrar também que algumas vezes elas sofrem e precisam do apoio de todos.

O dia 23 de novembro foi escolhido para alertar a todos sobre o CÂNCER INFANTIL (infanto juvenil- até os 19 anos), a partir da Lei n° 11.650 de 4 de abril de 2008.

Neste dia precisamos refletir sobre iniciativas para estimular ações preventivas e educativas de combate ao câncer infantil, além de promover palestras e debates sobre o tema.

Fatos importantes

1. O câncer é a segunda maior causa de mortes em crianças, fazendo 9 mil vítimas anualmente, segundo estimativas do INCA.
2. É a primeira causa de morte em crianças de 0a 5 anos e a primeira causa de morte por doença entre os 6 e 18 anos.
3. O tipo de câncer mais comum na infância é a leucemia, respondendo por 33% dos casos.
4. Em seguida vem o linfoma, com 12% dos casos.
5. 85% das leucemias em crianças são da forma linfóide aguda (LLA), 10% mieloide aguda (LMA) e 5% mieloide crônica (LMC).
6. A detecção (identificação e diagnóstico) precoce aumenta muito as chances de sucesso no tratamento.

Quando devemos suspeitar que algo não vai bem? ( procure o pediatra!)

Uma das maiores dificuldades no tratamento do câncer infanto-juvenil é garantir que a criança seja avaliada a tempo.

É muito importante que as crianças até 12 anos, ao menos, compareçam regularmente ao pediatra. Deste a primeira consulta, em geral, 15 dias após o nascimento, é ideal que a criança seja acompanhada pelo mesmo pediatra. O médico irá informar as vacinas que devem ser tomadas em cada fase da vida da criança, seu crescimento e desenvolvimento será acompanhado, os eventuais problemas e doenças característicos da infância serão tratados, alergias e problemas recorrentes ou hereditários serão abordados e manejados para reduzir os prejuízos à criança e os eventuais sinais de problemas mais graves poderão ser abordados mais precocemente.

São sinais que devem chamar nossa atenção e indicam uma consulta pediátrica:

• Dores ósseas, sem ter havido nenhum trauma (quedas ou batidas) na região da dor;
• A presença de massas (volume) no abdômen ou em cima de algum osso;
• Dores de cabeça + vômitos + dificuldades em se movimentar + alterações bruscas no comportamento habitual da criança.
• A presença de pupila esbranquiçada quando bate uma luz forte, por exemplo, o flash de uma câmera fotográfica (em especial em menores de 3 anos).

ATENÇÃO:
A maioria destes sintomas está presente em doenças características da infância e de fácil tratamento, não são características exclusivas de câncer e nem indicam apenas este diagnóstico.

Estes sintomas e sinais sugerem cuidado.

É necessário recorrer a uma consulta pediátrica para avaliação do quadro da criança.

O TRATAMENTO
O tratamento do câncer infantil está em constante progresso.

Atualmente, 70% das crianças diagnosticadas com a doença são curadas após o tratamento adequado.

Uma das maiores dificuldades em tratar o câncer infantil é a demora em se fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Os projetos existentes são importantes ferramentas nesse processo, pois são necessários longos períodos de internação e durante essa etapa não só a criança como toda a família recebem o apoio necessário.

Atenção aos aspectos sociais da criança com câncer

Durante todo o tratamento, estando a criança internada ou em casa, há a necessidade de se instaurar uma nova ordem na sua rotina para que ela não sofra maiores prejuízos em seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Por isso, as diversas iniciativas e projetos voltados para a promoção e desenvolvimento de programas de estudo e recreação durante a internação, suporte aos familiares e apoio financeiro às famílias é de grande importância para o tratamento do câncer infanto juvenil.

Seu filho tem ido regularmente ao pediatra? Saiba como encontrar um pediatra perto de você.

Fonte: Editoria HelpSaúde.

O que tem a ver Yoga e Sexualidade?


Qualidade de Vida


Nunca nos últimos anos a expressão “qualidade de vida” foi tão pronunciada pelos brasileiros como agora. Mais do que isso, a cada dia procura-se entender cada vez mais o que significa esta expressão.

O termo “Qualidade de vida” agrega um conjunto de fatores da vida cotidiana, que juntos proporcionam melhores condições de vida a população.

Fatores como educação de qualidade, empregabilidade, moradia, vida social, saúde e bem estar em geral, integram um conjunto de fatores para uma boa qualidade de vida. Quanto mais fortes e estáveis esses fatores melhor a qualidade de vida de um indivíduo. Ter qualidade de vida é gozar de momentos prazerosos que propiciam aumento da expectativa de vida.

A saúde é fundamental na qualidade de vida? Como ela interfere nesse processo?

Quem nunca se perguntou por que qualidade de vida lembra tanto saúde? Sim, a saúde esta vinculada a qualidade de vida, afinal de contas quem é feliz estando doente? Para ter qualidade de vida é necessário estar feliz e com saúde. A doença é uma manifestação do organismo de que algo não está bem, de que algo precisa ser mudado.

E sendo assim, a preocupação com a saúde esta crescendo cada vez mais entre a população. A mídia divulga todos os dias, itens que proporcionam qualidade de vida e dicas para o bem estar físico e social. Empresas que surgem diariamente com o foco na saúde e bem estar físico estão lotadas e a perspectiva é de que esse movimento pela busca da saúde aumente cada vez mais.
Sabemos que os sentimentos interferem na nossa saúde. Raiva, esgotamento físico e mental, tristeza, angústia, sentimentos de solidão e medo levam ao estresse, este último, diretamente ligado a qualidade de vida.

Buscar o equilíbrio físico e emocional é muito importante. O estresse provoca queda na função imunológica deixando o indivíduo suscetível as doenças oportunistas. Às vezes um simples resfriado se torna um transtorno com suas manifestações, se prorroga muito mais do que o esperado e pode se transformar em algo mais grave devido à impossibilidade auto-imunológica do organismo.

Portanto estar com saúde é fundamental para a qualidade de vida. Sua interferência na qualidade de vida deve ser sempre positiva.

Como podemos ter mais qualidade de vida?

Estar saudável é importante, estar feliz é mais ainda. Buscar o equilíbrio é fundamental.

Mas o que é equilíbrio? E o que deve estar equilibrado?

Bem, vamos começar pelo estado emocional, sentimentos como a raiva, o medo, angústia, etc., devem ser extravasados, guardar estes sentimentos faz muito mal à saúde. Buscar atividades e ações que liberem estas emoções pode ajudar e muito.

Praticar uma atividade física proporciona bem estar porque libera hormônios responsáveis pela euforia e sensação de alegria. Gostar do aspecto físico no espelho melhora a auto-estima e fortalece a boa autocrítica. Então, praticar uma atividade física melhora nossa auto-análise e a forma física também. Ainda proporciona mais disposição para enfrentar o dia a dia.

Claro que isso não basta, é necessário ter uma alimentação adequada, momentos de lazer, etc., a partilha de idéias e emoções também faz parte de uma boa qualidade de vida. Estar com quem se gosta ajuda a melhorar o humor e a disposição física e emocional.

Hoje temos uma infinidade de profissionais que se especializam em proporcionar melhor qualidade de vida melhorando aspectos que podem interferir negativamente no equilíbrio se não estiverem de acordo com a visão de cada indivíduo.

Para praticar uma atividade física, um profissional competente na modalidade é um aliado importante, ele pode programar o que é mais indicado para o seu tipo físico, sua capacidade aeróbica e sua preferência em relação ao exercício, além de evitar lesões e futuros desconfortos que desmotivam e prejudicam os resultados.

Na alimentação, podemos contar com profissionais que se especializam em diversos tipos de alimentação, como a dieta para desportistas, para quem tem problemas de saúde como anemia, para quem quer perder ou ganhar peso. O acompanhamento desses profissionais é essencial para que você não seja vítima do “achismo”, “eu acho que não posso comer isso, posso comer aquilo, acho que minha dieta dará certo pra você”. Dietas malucas e mal programadas podem gerar mal desempenho no dia a dia e também não trazem os resultados esperados, provocando sentimentos de frustração, incapacidade que junto com outros sentimentos do dia a dia vão levar ao estresse.

Para buscar melhor qualidade de vida é importante mudar alguns hábitos prejudiciais. Sair do sedentarismo e adotar uma alimentação adequada é o início do caminho. Procurar ter uma vida organizada também faz parte, viver atrasado não faz bem, portanto organize sua vida, defina prioridades e horários. Reserve um tempo para fazer o que gosta, pode ser leitura, música, dança, massagem, cuidados estéticos, não importa, façam algo pra você. Mude seu estilo de vida.

Procure profissionais capacitados na área. Não tenha receio de investir em métodos alternativos.

O importante é analisar o mercado, comparar as vantagens e verificar todas as opções disponíveis antes de investir. Pense que às vezes o barato sai caro, o bom preço é aquele onde o serviço ofertado tem a mesma qualidade do preço mais alto do mercado. Alguns itens não podem ser feitos coletivamente, como o treino físico, por exemplo, cada indivíduo tem sua capacidade biológica diferente e esta deve ser respeitada. O atendimento personalizado tem ganhado destaque por suas vantagens e melhores resultados. Pesquisas comprovam que mudar de vida e investir em qualidade é mais barato que pagar hospitais, exames e medicações.

Se a capacidade financeira estiver prejudicada, busque as oportunidades na iniciativa pública, hoje os centros voltados para a prevenção e promoção da saúde vêm sendo cada vez mais fortalecidos pelos governos e instituições filantrópicas.

Se de um lado a obrigação do governo em oferecer condições satisfatórias para melhor qualidade de vida tais como, saneamento básico, assistência medico hospitalar de qualidade. Por outro lado cabe a cada um de nós buscarmos o comprometimento com o papel de bom cidadão, como vacinação, higiene pessoal, cuidados com o meio ambiente, entre outros.

Mudança de hábitos e mais qualidade de vida!
Viva feliz!

Fonte: Luciana Passos. COFFITO: RS 5901-F

FORMADA CHAPA DE RESPEITO PARA TRABALHAR NO CONSELHO DE SAÚDE DE PAULISTA-PE.




Na manhã do 22/11,as 09:00 hs,no Auditório da Secretaria de Saúde de Paulista, houve uma reunião com a comissão eleitoral do Conselho de Saúde, para informações a respeito da formação das chapas que disputará o pleito para o conselho de saúde.


A eleição será feita desta vez por chapas e cada chapa terá a participação de 10 trabalhadores dos quais  05(cinco) se candidatam como conselheiro e 05(cinco) como suplentes.
As chapas podem ser formadas, mas  apenas pelos delegados que participaram da V Conferência Municipal de Saúde. 
Quanto a votar, todos os efetivos da Secretaria de Saúde de Paulista  estão aptos para o ato.


Prazo para inscrição das chapas até:  Dia  25 de Novembro de 2011.


A nossa chapa compromissada em contribuir com a saúde de Paulista,  já está formada pelos Candidatos a Conselheiros Titulares:

Valderez Maria - Trabalhadora SUS,
Alexsandra Maria - Trabalhadora SUS,
Verônica Espirito Santos - ACS,
Adalberto Filho - ACS e
Maria Angelita - ACE.

Tendo como Candidatos a Conselheiros Suplentes:

Alex Sandro - Trabalhador SUS ,
José Ricardo - Trabalhador SUS,
Cláudia Kelly - ACE. 
BIO acs - ACS  e
Ana Santana - ACS,  à qual não está na Foto Oficial acima, mais nos permitiu coloca sua foto do orkut.
                                                                  FOTO DO ORKUT
Votem na Chapa,  que tem compromisso real com a mudança.

DATA, HORÁRIO E LOCAL DA ELEIÇÃO:

DATA: Dia 07 de Dezembro de 2011.  
HORÁRIO: das 09:00 às 15:00 horas.
LOCAL: Auditório da Secretaria de Saúde do Município.



FONTE: Blog do Adalberto Filho, com alguns acrescimos feitos pelo Blog BIO ACS.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jogos, TV e Internet Podem Ajudar no Desenvolvimento Infantil?

Acompanhamos criticas de vários profissionais contra Vídeo-game, a TV e a Internet no cotidiano infantil/adolescente, todavia vale ressaltar que o problema além do conteúdo dos itens citados, como pais e educadores o ideal por sugestão é monitorar o tempo dispensado a tais atividades, já que é do conhecimento de todos que situações da vida humana são carregadas de características positivas e negativas.
Pensando nas conseqüências negativas estudos realizados nos últimos anos comprovam que o excesso de tempo diante destas tecnologias resultam na diminuição da interação social, aumento de peso (já que elas ficam horas e geralmente se alimentam de forma incorreta) e em muitos casos agressividade.
Associada a estes fatos encontramos a questão da violência social e a ausência dos pais (que trabalham cada vez mais para suprir as necessidades), sentindo-se mais seguros se seus filhos estiverem dentro de casa. A tendência é que estes jovens e crianças tornem-se adultos sedentários. A Psicologia se refere ao equilíbrio dinâmico dos aspectos: mente e corpo.
Considerando as conseqüências positivas as tecnologias descritas acima contribuem para o desenvolvimento motor, estimula atenção, concentração e percepção, raciocínio lógico. A diversidade de atividades facilita um desenvolvimento físico e mental saudável; a atividade física oxigena o cérebro, produz disposição, o esporte em grupo desenvolve as relações sociais e contribuem para solução de problemas, potencializa/desenvolve a criatividade, controle da ansiedade, etc.
Aproveitem o que a evolução científica nos oferece equilibrando atividades externas (dança, esportes, idiomas, passeios ao shopping;parques) com as internas (na tranqüilidade do lar).
Faça parte da vida do seu filho!
Fonte: Dra. Cristina Santana. CRP: SP 105076

Psicóloga cadastrada no Help Saúde

Uma Gota da Moléstia!

A gota é uma doença tão velha quanto a própria medicina ocidental, pois os registros mais antigos remontam a época de Hipócrates (460-377 A.C.) considerado frequentemente o “pai da medicina”. Muitas pessoas pensam que a gota é uma enfermidade restrita às articulações, mas ela também pode, além de causar inflamação nas juntas, estar ligada a problemas nos rins como os cálculos e até ao seu mau funcionamento, chamado de insuficiência renal. Além disso, os acúmulos de ácido úrico, que são chamados de tofos gotosos, e que aparecem mais frequentemente sob a pele, podem também surgir em outros locais, causando problemas, às vezes muito sérios. Ela também pode estar atrelada a outras doenças como a hipertensão arterial, o diabetes, o colesterol elevado e a obesidade, na famosa síndrome plurimetabólica.

A gota prefere os homens, tanto, que para cada mulher com a doença tem nove homens acometidos. O ácido úrico está aumentado no organismo, ou por que o corpo o produz em exagero ou porque os rins não conseguem excretá-lo na quantidade adequada, levando ao seu acúmulo. Este excesso deposita-se dentro das articulações formando cristais parecidos com agulhas. O sistema de defesa, quando se depara com estes cristais, interpreta-os como uma invasão que deve ser combatida, por isso arma uma resposta inflamatória no local levando a dor e inchaço.

A articulação preferida da gota é a do dedão nos pés (Hálux) e a inflamação deste local é chamada de podagra. Mas outras juntas como os joelhos e tornozelos também estão envolvidas com muita freqüência. Quando ocorre uma crise de gota a dor é muito intensa e dá para perceber o inchaço e o calor, e às vezes até vermelhidão no local. Geralmente uma ou poucas juntas são acometidas de cada vez e cada crise dura de três a quinze dias, quando não tratada.

O seu tratamento envolve uso de medicamentos e mudança de hábitos de vida, assim como é o da hipertensão e do diabetes. O uso de álcool é muito prejudicial e a ingestão em excesso de carnes e frutos do mar, que são ricos em purinas (substancias precursoras do acido úrico) também tem repercussão ruim sobre o controle da gota. Perder peso se você está acima do normal, evitar excessos alimentares e alcoólicos pode ajudar a controlar a doença e também vale para evitá-la, pois pode apostar: Você não vai querer experimentar uma crise de gota!

Fonte: Dra. Cristina Santana. CRM: MG 37796

R$ 622.73 ESSE SERÁ O VALOR DO MINIMO EM JANEIRO DE 2012 SEGUNDO GOVERNO FEDERAL

Salário mínimo: governo atualiza valor para R$ 622 em 2012

O governo elevou o salário mínimo para 2012 de R$ 619,21 para R$ 622,73. O novo número consta no ofício que o Ministério do Planejamento enviou ao Congresso nesta segunda-feira (21) com a atualização dos parâmetros econômicos utilizados na elaboração da proposta orçamentária do próximo ano (PLN 28/11). A diferença de R$ 3,52 deve-se à revisão do INPC deste ano, que reajusta o mínimo (veja quadros abaixo).
A proposta orçamentária foi elaborada com uma previsão de INPC de 5,7%. O número, somado à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, que foi de 7,5%, projetou um mínimo de R$ 619,21 no projeto original, equivalente a um aumento nominal de 13,6%. A atualização elevou a inflação para 6,65%. Com a mudança, o aumento nominal sobe para 14,26% frente ao valor atual, que é de R$ 545.
A projeção de aumento do INPC impacta os benefícios assistenciais e previdenciários, iguais ou acima do mínimo. Para os benefícios da Previdência, a previsão de reajuste subiu de 5,7% para 6,3%, portanto, abaixo do INPC de 2011. No geral, o governo estima que os gastos com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) no próximo ano vão subir de R$ 313,9 bilhões, número que consta no projeto original, para R$ 320,4 bilhões. A diferença terá que ser coberta pelo relator-geral da proposta orçamentária, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
PIB menor
Em relação aos demais indicadores econômicos, o governo rebaixou o crescimento econômico para este ano, que saiu de 4,5% para 3,8%, e manteve o valor do próximo ano (5%). A produção industrial também apresenta uma expectativa de redução. Para este ano, a projeção cai de 2,95% para apenas 0,63%. Em 2012, o percentual reduz de 5,2% para 4,8%. Outra diminuição é na taxa média de juros (Selic), que sai de 11,98% para 11,69%, neste ano, e de 12,45% para 11,45% em 2012.
Em relação à meta oficial de inflação (IPCA), o governo projetou aumento para os dois anos. A primeira projeção era de 6,43% para este ano e de 4,9% para o próximo. Agora, a expectativa é de 6,62% e de 5,25%, respectivamente. O número oficial para 2011 é 0,14 ponto percentual superior ao projetado pelo mercado, de acordo com o boletim Focus do Banco Central divulgado também nesta segunda.
A atualização dos parâmetros econômicos é uma exigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os números auxiliam o Congresso no cálculo da arrecadação federal do ano posterior. O relator da receita do projeto orçamentário, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), poderá apresentar uma atualização do parecer da receita antes da votação do relatório final, em dezembro. O primeiro parecer, aprovado em outubro, elevou as receitas federais em R$ 26,1 bilhões.




Reportagem - Janary Júnior
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

**************************************************************************
MP /GM
03000.007662/2011-60
2 1 111 1201J


MJNISTÉRJO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
Gabinete da Ministra
Esplanada dos Ministérios, Bloco 'K', 7Q Andar
70.040-906 - Brasília - DF


Oficio .594 /MP


Brasília, 21 de  novembro de 2O11.


A Sua Excelência o Senhor
Senador VITAL DO RÊGO
Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização
Câmara dos Deputados
Anexo Luís Eduardo Magalhães (Anexo Il), Ala "C", Térreo, Sala 8 70.160-
900 - BRASÍLIA - DF
Assunto: Atualização das Informações Complementares ao Projeto 'deLei Orçamentária de 2012.
Senhor Presidente,
Cumprimentando-o cordialmente, encaminho a Vossa Excelência, em anexo, a
atualização da memória de cálculo das estimativas e dos parâmetros econômicos utilizados no
Projeto de Lei Orçamentária de 2012 - PLOA-2üI2, conforme disposto nos itens VII, "a", e XXV
do Anexo II - Relação das Informações Complementares ao PLOA-2012, a que se refere o art. 10
da Lei nº 12.465, de 12 de agosto de 20] 1, Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 - LDO-2012.

                      

Atenciosamente,
.') - OV ·6/r fL/~~'
MIRIAM BELCHIOR
Ministra de stado do Planejamento,
O, arnento e Gestão

CLICK NO LINK E VEJA NA INTEGRA!

Cravinhos participará de campanha do combate a Aids

TESTES – Na quinta-feira (24/11) uma grande campanha será realizada, através da Secretaria Municipal da Saúde, no Centro de Saúde II e a UBS do João Berbel

O dia 1º de dezembro é lembrado no mundo inteiro como o Dia Internacional de combate a AIDS. O município de Cravinhos também não está imune ao vírus HIV, e a única forma de evitar o contágio é a prevenção. A Aids não tem cura, mas existem medicamentos eficazes no controle da síndrome.
Na quinta-feira (24/11) uma grande campanha será realizada, através da Secretaria Municipal da Saúde, no Centro de Saúde II e a UBS do João Berbel, com o objetivo de recolher amostras de sangue para realizar o teste de HIV.
A Campanha intitulada “Fique Sabendo”, tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS e ocorre em todo mundo.
O laço vermelho é o símbolo da campanha e representa atenção e interesse com a epidemia de HIV e AIDS, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus. Também simboliza esperança, apoio e solidariedade. Esperança pela busca da vacina e da cura, pela melhoria na qualidade de vida daqueles que vivem com o vírus como também para prevenir novas infecções e para a educação continuada daqueles que não estão infectados.
Usar o laço é o primeiro passo na luta contra o HIV e a AIDS. Ele pode ser usado em qualquer dia do ano, mas especialmente no Dia Mundial da luta contra a AIDS, que será celebrado no dia 1º de dezembro.
Os testes que são organizados pela Coordenação Estadual de DST/AIDS em parceria com o Instituto Adolfo Lutz, ocorreram em diversos lugares do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que durante a campanha também serão distribuídos preservativos as pessoas que realizarem o teste.
Reportagem: Kennedy Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...